Disciplina: Eletrónica de Potência

Área Científica:

Electrónica

HORAS CONTACTO:

80 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Especificar alimentadores para os sistemas eletrónicos de potência.
2 - Analisar o funcionamento dos processadores comutados de potência.
3 - Projetar topologias comuns de conversores comutados, incluindo os moduladores e controladores para alimentação elétrica de um dado sistema eletrónico.

Conteúdos / Programa:

1 - Introdução aos sistemas de eletrónica de potência: regulação; disponibilidade; qualidade; fiabilidade; compatibilidade.
2 - Conversão comutada de tensão contínua em tensão contínua com e sem isolamento galvânico: Semicondutores de potência; conversores DC/DC redutor, elevador e redutor-elevador; relações de conversão; determinação dos parâmetros dos conversores; factor de tremor da tensão e corrente; rendimento.
3 - Conversão comutada de tensão alternada em tensão contínua: retificador monofásico de onda completa; retificadores polifásicos; retificadores com fator de potência quase unitário; evolução temporal das grandezas; fator de potência; fator de tremor; razão de retificação; rendimento; carga resistiva; carga indutiva; taxa de distorção harmónica.
4 - Introdução ao controlo de conversores comutados: moduladores para conversores comutados; modelação dinâmica de conversores comutados; controlo linear de conversores comutados; controlo não linear de conversores comutados.
5 - Conversão comutada de tensão contínua em tensão alternada: Princípio de funcionamento; inversores monofásicos; inversores trifásicos; comando com modulação por largura de impulsos.
6 - Aplicações de eletrónica de potência: Sistemas de armazenamento de energia; alimentações em corrente alternada sem interrupção (UPS); restauradores dinâmicos (DVR); filtros ativos (APF); rede de energia elétrica; geradores fotovoltaicos e electromecânicos; alimentações de emergência e remotas.

Bibliografia / Fontes de Informação:

J. Fernando A. Silva , 2013. , Eletrónica Industrial, Semicondutores e Conversores de Potência , Fundação Calouste Gulbenkian
N. Mohan, T. M. Undeland, and W. P. Robbins , 2003. , Power Electronics: Converters, Applications, and Design , Wiley,
C. P. Basso , 2008. , Switch-Mode Power Supplies , McGraw-Hill
A. Khaligh and O. C. Onar , 2009. , Energy Harvesting (Energy, Power Electronics, and Machines) , CRC Press

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
As lecionações dos conteúdos programáticos, na componente teórica, são para apresentação dos conceitos e definições. A componente teórico-prática, com a exemplificação de sistemas de eletrónica de potência, pretende estimular para o desenvolvimento de circuitos que é concretizado na componente de prática laboratorial. A avaliação é feita com duas frequências, cada uma com um peso de 25%. A componente prática é avaliada com quatro trabalhos, cada com um peso de 7,5%, e um projeto de eletrónica de potência, com um peso de 20%.