Disciplina: Desenho de Serviços

Área Científica:

Design

HORAS CONTACTO:

80 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - O curso de Desenho de Serviço é um curso de 14 semanas, que explica os conceitos básicos do Design de Serviço e envolve os alunos a trabalhar em trabalhos de design de serviços que lidam com problemas da vida real e respectivas oportunidades. Os estudantes trabalham em equipas interdisciplinares para produzir um conceito de serviço e também documentos de requisitos para um novo ou melhorado computador para o serviço, ou um sistema de produto / serviço. Os estudantes vêm de uma variedade de origens, incluindo Informática, Psicologia, Arte, Design, Multimédia e outros cursos. Com base neste entendimento, os alunos passam por uma fase de inovação produzindo ideias de produtos especificamente para atender às necessidades identificadas. Os estudantes devem planear a produção de modelos, conceitos e protótipos de experiências para que possam obter feedback significativo do seu Supervisor ou clientes em tempo útil.

Conteúdos / Programa:

1 - Benefício ambiental e social - 20% Como é que a sua comunidade beneficia do seu Design?
2 - Execução - 25% Estamos à procura de um design que agrada e que não só parece mas que é bem construído.
3 - Pesquisa - 5% Onde pesquisou esta questão? Com quem falou ou entrevistou? Que perguntas fez? O que aprendeu?
4 - Design Thinking - 20% Queremos saber sobre os seus processos de pensamento e insights. As suas ideias podem ser intuitivas ou baseadas em pesquisa, ou uma combinação de ambas, mas o jurí quer ver como você relaciona o conceito final com esses insights. Que caminho percorreu para chegar ao resultado final?
5 - Consciência Comercial - 20% O seu design faz sentido do ponto de vista financeiro?
6 - Magia - 10% Estamos à procura de um pouco de ""magia"" - uma solução de design surpreendente ou alternativa que encante.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Gudpa, Sudheer and Vajic, Mirjana , The contextual and Dialectical Nature of Experiences ,
Evenson, S., Dubllery, H , The Service experience Cycle ,
Prahalad, C.K. and Hamel, Gary. , The Core Competence of the Corporation ,
. , 1990 , Harvard Business Review ,
Bitner, Mary J. , 1992 , Servicescapes: The impact of physical surroundings on customers and employees. , Journal of Marketing 56
Edvardsson, Bo. , 1997 , Quality in new service development: Key concepts and a frame of reference , International journal of production economics 52
Thomke, Stefan , 2003 , R&D comes to services: Bank of America's pathbreaking experiment , Harvard Business Review
Berry, Leonard L. and Bendapudi, Neeli , 2003 , Clueing in customers , Harvard Business Review
Shostack, G. Lynn , 1984 , Designing Services that Deliver , Harvard Business Review
Gulati, Ranjay. Huffman, Sarah. and Neilson, Gary , The Bartista Principle: Starbucks and the Rise of Relational Capital , Strategy + Business
Karmarker, Uday , Will you survive the services revolution?" ,

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Aulas teóricas, exercícios práticos sobre os componentes individuais de SD e um projeto patrocinado ao longo do semestre. Outras grandes componentes são as aulas baseadas em estúdio, a apresentação e críticas aos trabalhos. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Projecto 1: 40% Projecto 2: 40% Participação Individual : 20% O resto da avaliação (20%) é individual e baseada na participação individual nas aulas e nas apresentações de trabalhos atribuídos.

Regente da Disciplina:

Marko Radeta

Corpo Docente:

Mary Alejandra Luiz Barreto
Docente