Disciplina: Sistemas Personificados e Ubíquos

Área Científica:

Informática

HORAS CONTACTO:

80 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Introduzir aspetos teóricos e técnicos sobre sistemas personificados e ubíquos
2 - Estudar as interações que usam a computação física e tangível como meio de ligação entre o indivíduo e os contextos físico e social
3 - Proporcionar oportunidade de desenvolver um sistema ubíquo ou uma aplicação
4 - Desenvolver o pensamento crítico e as capacidades de escrita científica e apresentação de trabalhos

Conteúdos / Programa:

1 - Introdução
2 - Computação tangível
3 - Computação social e métodos etnográficos
4 - Sensibilidade ao contexto
5 - Privacidade e segurança
6 - Aplicações

Bibliografia / Fontes de Informação:

J. Krumm , 2009 , Ubiquitous Computing Fundamentals , Chapman & Hall/CRC
P. Dourish , 2001 , Where the action is: The Foundations of Embodied Interaction , MIT Press
Various Authors , A selection of papers ,

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Aulas expositivas; Apresentação; Trabalho de pesquisa; Trabalho em grupo. A avaliação divide-se em duas partes: 50% avaliação contínua, 50% projeto. A avaliação contínua pode englobar apresentações orais, discussão na sala de aula e online e assiduidade. Na aula T, o docente e/ou um grupo de alunos apresenta o tema e modera a discussão. A aula TP tem uma abordagem mais prática e de teste de alguns sistemas ou aplicações relacionados com os temas abordados. Pode incluir também atividades relacionadas com o desenvolvimento dos projetos. A componente OT consiste em reuniões de acompanhamento com todos os grupos de projeto. O projeto pode consistir em: estudar mais a fundo um dos temas abordados, desenhar uma aplicação ou um sistema, avaliar um sistema existente, criar de raiz ou expandir uma aplicação ou sistema de computação ubíqua. No projeto, a avaliação distribui-se entre um resumo, um artigo, um poster e uma apresentação oral.

Regente da Disciplina:

Karolina Baras