Disciplina: Desenho de Jogos

Área Científica:

Multimédia

HORAS CONTACTO:

80 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - O objetivo deste curso é preparar os alunos para uma carreira que envolve o desenvolvimento de jogos de computador e de outras experiências interativas. Os alunos deste curso vão ler e escrever sobre design de jogos e desenvolver os seus próprios jogos. Não confundir com um curso de desenvolvimento de jogos de computador. O curso está focado nas regras e métodos para o design do jogo, que permanecem relativamente constantes, independentemente da tecnologia utilizada para desenvolver um jogo. Embora a tecnologia desempenhe um papel importante nos nossos estudos, os detalhes técnicos não serão o nosso foco. O aluno vai estudar e projetar jogos de todos os tipos: jogos de cartas, jogos de dados, jogos desportivos, jogos de história, e sim, até mesmo jogos de vídeo. Como conceber jogos, como projetá-los bem, e como acompanhar os seus projetos até à conclusão será que o aluno irá estudar.

Conteúdos / Programa:

1 - Psicologia dos jogos
2 - Histórias Interativas
3 - Playtesting
4 - Level Design
5 - Tecnologia
6 - Arte e Estética
7 - Ética

Bibliografia / Fontes de Informação:

Jesse Schell , 2010 , The Art of Game Design: A book of lenses , Morgan Kaufmann

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Metodologias: 1 - Aulas expositivas 2 - Resolução de exercícios 3 - Trabalho prático em laboratório 4 - Trabalho em grupo e em equipa 5 - Apresentações Avaliação: 1 - Ensaios: 20% 2 - Projectos curtos: 35% 3 - Projecto de Desenvolvimento: 20% 4 - Projecto de Desenho: 25%

Regente da Disciplina:

Sergi Bermúdez I Badia