Disciplina: Iniciação à Prática Profissional I

Área Científica:

Iniciação à Prática Profissional

HORAS CONTACTO:

48 Horas

NÚMERO DE ECTS:

4,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Analisar a Lei de Bases do Sistema Educativo Português e debater sobre os princípios e valores que a sustentam.
2 - Refletir sobre a dinâmica curricular das últimas décadas em Portugal.
3 - Analisar situações de ensino e aprendizagem e refletir sobre os seus efeitos no processo de ensino/aprendizagem.
4 - Observar e analisar aspetos da realidade de instituições e espaços educativos.
5 - Refletir sobre as problemáticas do ensino da matemática no que respeita a observar e analisar contextos e situações de sala de aula.
6 - Desenvolver capacidades de questionamento, problematização e espírito crítico no contexto da educação, nomeadamente no que respeita à educação matemática.

Conteúdos / Programa:

1 - Análise da Lei de Bases do Sistema Educativo Português.
2 - Perspetiva histórica da evolução curricular em Matemática em Portugal.
3 - Estratégias de observação e análise de aulas.
4 - Reflexão crítica sobre a observação de aulas.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Moreira, A. F., & Macedo, E. F. (Orgs.). , 2002 , Currículo, Práticas Pedagógicas e Identidades , Porto Editora
Carvalho, C.; Sousa, F. & Pintassilgo, J. , 2005 , A educação para a cidadania como dimensão transversal do currículo escolar , Porto: Porto Editora.
Ministério da Educação , 2012 , A Matemática na educação básica , DGE
Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa , 2009 , Lei de bases do sistema educativo , Ministério Público
Carvalho, A. M. P. , 1988 , A formação do professor e a prática de ensino , Biblioteca pioneira de Ciências Sociais
Ponte, J. P. , 2004 , Pesquisar para compreender e transformar a nossa própria prática , DGE
Villas Boas, B. M. F. , 2006 , Portefólio, avaliação e trabalho pedagógico , Edições ASA
DGE , 2018 , Aprendizagens Essenciais - Ensino Secundário , DGE
DGE , 2018 , Aprendizagens Essenciais - Ensino Básico , DGE
DGE , 2018 , Autonomia e flexibilidade curricular , DGE
Martins, G. O. (Coord.), Gomes, C. A. S., Brocardo, J. M. L., Pedroso, J. V., Carrillo, J. L. A., Silva, L. M. U., Encarnação, M. M. G. A., Horta, M. J. V. C., Calçada, M. T. C. S., Nery, R. F. V. e Rodrigues, S. M. C. V. , 2017 , Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória , DGE
Ponte, J. P., Costa, F., Lopes, H., Moreirinha, O. & Salvado, D. (Orgs.) , 1997 , Histórias da aula de Matemática , Lisboa: APM
Ponte, J. P. , 2014 , Práticas profissionais dos professores de Matemática. Uma estratégia de formação de professores , Lisboa: IEUL
Quaresma, M., Ponte, J. P., Baptista, M. & Mata-Pereira, J. , 2014 , O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional , Braga: APM
Estrela, A. , 2010 , Teoria e prática da observação de classes. Uma estratégia de formação de professores , Porto Editora

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
As aulas incluem momentos dedicados à introdução ou síntese dos temas estudados, e outras, mais frequentes, são de natureza prática. Nas aulas teórico-práticas os futuros professores analisam e discutem sobre o sistema educativo e o atual currículo de Matemática em Portugal, bem como analisam episódios de sala de aula, recolhidos no trabalho de campo ou apresentados em vídeo ou textos, de forma a refletir sobre a prática docente. A avaliação é contínua e formativa e são considerados elementos de avaliação a apresentação de um portefólio com um peso de 40% na classificação final e dois trabalhos em grupo, cada um com peso de 30% na classificação final. Na época de recurso/melhoria somente a nota do portefólio pode ser recuperada. Obtém aprovação na disciplina quem tenha nota final superior ou igual a 9,5 valores.