Disciplina: Iniciação à Prática Profissional II

Área Científica:

Iniciação à Prática Profissional

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Estabelecer, de forma coerente, uma articulação entre a teoria e a prática, entre a formação educacional geral, a área disciplinar específica, a didática específica e a prática docente.
2 - Mobilizar conhecimentos adquiridos na problematização de situações da prática.
3 - Desenvolver capacidades e atitudes conducentes a um desempenho profissional crítico, reflexivo e em permanente aperfeiçoamento.
4 - Realizar trabalhos de investigação/ação e reflexão suscetíveis de aplicação na área disciplinar de docência.
5 - Analisar de forma questionadora e reflexiva a prática docente e desta forma renovar a sua identidade enquanto profissional.
6 - Analisar situações de ensino e aprendizagem e os seus efeitos no processo de ensino/aprendizagem.

Conteúdos / Programa:

1 - Estratégias de observação, intervenção e análise de aulas.
2 - Análise de situações de sala de aula.
3 - Estratégias de intervenção na sala de aula (situações de apoio à atividade do aluno na realização de tarefas matemáticas na sala de aula).
4 - Estratégias de condução de aulas.
5 - Reflexão crítica sobre a prática letiva.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Estrela, A. , 1986 , Teoria e prática de observação de classes , Lisboa. INIC
Alarcão, I. (Org.) , 2010 , Professores reflexivos em uma escola reflexiva , São Paulo: Cortez Editora.
I. Alarcão, J. Tavares , 2010 , Supervisão da prática pedagógica: uma perspetiva de desenvolvimento e aprendizagem , Coimbra: Almedina
A. Estrela , 1994 , Teoria e prática de observação de classes: uma estratégia de formação de professores , Porto: Porto Editora
J. P. Ponte , 2014 , Práticas Profissionais dos Professores de Matemática , Lisboa: IEUL
J. P. Ponte, F. Costa, H. Lopes, O. Moreirinha & D. Salvado (Org.s) , 1997 , Histórias da aula de Matemática , Lisboa: APM
J. P. Ponte, C. Costa, A. I. Rosendo, E. Maia, N. Figueiredo & A. F. Dionísio (Ed.s) , 2002 , Actividades de investigação na aprendizagem da matemática e na formação dos professores. , Lisboa: SPCE
M. Quaresma, J. P. Ponte, M. Baptista & J. Mata-Pereira , 2014 , O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional , Braga: APM
D. Silverman , 2012 , Interpreting Qualitative Data: A guide to the principles of qualitative research , London:Sage
M. G. Bartolini Bussi , 2005 , When Classroom Situation Is the Unit of Analysis: The Potential Impact on Research in Mathematics Education , Springer

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
As atividades desenvolvem-se em aulas teórico-práticas e em trabalho de campo (escolas), ocorrendo em dois espaços formativos distintos, com métodos de trabalho diferenciados, mas onde se articulam práticas e saberes. Nas aulas da UC os futuros professores consultam e analisam episódios (textuais/vídeo) de sala de aula, procurando discutir problemáticas relacionadas com o ensino/aprendizagem. No trabalho de campo são recolhidos registos e relatos de situações de ensino/aprendizagem, que serão analisados numa perspetiva investigativa conducente a uma problematização da prática docente. Além disso, os alunos autonomamente realizam pesquisas, sistematizam elementos recolhidos e preparam apresentações. A avaliação assume um caráter contínuo e formativo sendo considerados os seguintes elementos e respetivas ponderações: dois trabalhos práticos em grupo (20%cada); um trabalho escrito individual (30%) e apresentações orais (com igual peso na classificação final, perfazendo um total de 30%).