Disciplina: Didática da Matemática III

Área Científica:

Didática

HORAS CONTACTO:

75 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1. - Ter consciência de aspetos relacionados com a avaliação das aprendizagens dos alunos, analisando: -testes e limites desse tipo de avaliação; -outras formas e instrumentos de avaliação; -a relação entre as propostas de trabalho e o que se pretende avaliar.
2. - Conhecer formas de trabalhar a Matemática na sala de aula de forma a desenvolver nos alunos o espírito crítico e a educá-los para a cidadania: - analisar propostas de trabalho desta natureza; - criar propostas de trabalho para a sala de aula que cujo objetivo seja o anteriormente referido.
3. - Conhecer episódios da História da Matemática, em diferentes áreas, que possam ser utilizados na aula de Matemática.
4. - Analisar formas de utilização da História da Matemática na sala de aula.

Conteúdos / Programa:

1 - Avaliação das Aprendizagens Matemáticas.
2 - Educação Matemática Crítica.
3 - A História da Matemática na Aula de Matemática.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Dirk Struik , 1997 , História Concisa das Matemáticas , Gradiva
Lopes, Ana Vieira, et. al. , 1990 , Actividades Matemáticas para a sala de aula , Lisboa: Texto Editora.
APM , 1994 , Normas Profissionais para o Ensino da Matemática , Lisboa: APM/IIE
Alrø, H. e Skovsmose, O. , 2004 , Dialogue and Learning in Mathematics Education: Intention, Reflection, Critique. , Dordrecht: Kluwer Academic Publishers
Alrø, H., Skovsmose, O., & Valero, P. , 2005 , Culture, diversity and conflict in landscapes of mathematics learning. , In M. Bosch (Ed.)
Boyer, Carl , 1989 , História de la Matemática , Alianza Universidad
Skovsmose, O. , 1994 , Towards a Philosophy of Critical Mathematical Education , Kluwer Academic Publishers
Revistas da Associação de Professores de Matemática , S/D , Educação e Matemática , Revistas da Associação de Professores de Matemática
NCTM , S/D , Mathematics Teacher , NCTM
NCTM , S/D , Aritmetics Teacher , NCTM
Alrø, H., Skovsmose, O., & Valero, P. , 2005 , Culture, diversity and conflict in landscapes of mathematics learning , In M. Bosch (Ed.)

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A reflexão e discussão são elementos essenciais no trabalho da disciplina. A atividade dos alunos desempenha um papel central nas aulas e pode assumir diversas formas: trabalho prático, participação em discussões, preparação de apresentações, incluindo momentos de dinamização das próprias aulas. A participação inclui o uso de material de apoio (textos e outros documentos escritos), materiais manipuláveis e recursos audiovisuais e tecnológicos. Os alunos realizarão 2 relatórios (10%+10%), 2 provas orais (10%+10%), 1 prova prática (30%) e 1 projeto (30%).