Disciplina: Prática de Ensino Supervisionada

Área Científica:

Iniciação à Prática Profissional

HORAS CONTACTO:

448 Horas

NÚMERO DE ECTS:

37,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Desenvolver a capacidade de análise e reflexão sobre as situações de ensino-aprendizagem e avaliação das aprendizagens, sobre os problemas da prática profissional, mobilizando saberes adquiridos e construindo novos saberes;
2 - Desenvolver a capacidade de trabalho cooperativo e a assumir na sua prática uma perspetiva profissional;
3 - Planificar aulas de Matemática com coerência e utilizando materiais didáticos e tecnologias de informação e comunicação, trabalhando os conteúdos matemáticos com correção científica;
4 - Executar as aulas planificadas;
5 - Avaliar as aprendizagens matemáticas dos alunos, reflectir sobre o resultado dessa avaliação e elaborar planos para melhorar esses resultados;
6 - Dinamizar atividades extra-curriculares;
7 - Ter/Desenvolver atitudes adequadas de um profissional de ensino;
8 - Elaborar um relatório de estágio e defendê-lo publicamente com dignidade.

Conteúdos / Programa:

1 - Planificação de aulas;
2 - Execução de aulas;
3 - Avaliação das aprendizagens matemáticas dos alunos;
4 - Dinamização de atividades extra-curriculares: - vitrine da Matemática, gincana matemática, etc;
5 - Atitudes de um profissional de Ensino;
6 - Criação de um Relatório de estágio.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Alro, H. e Skovsmose, O. , 2004 , Dialogue and Learning in Mathematics Education: Intention, Reflection, Critique. , : Kluwer Academic Publishers
Alrø, H., Skovsmose, O., & Valero, P. , 2005 , Culture, diversity and conflict in landscapes of mathematics learning , In M. Bosch (Ed.)
APM , 1991 , Normas para o Currículo e Avaliação em Matemática Escolar (tradução dos Standarts do NCTM) , APM/IIE
APM , 1994 , Normas Profissionais para o Ensino da Matemática , APM/IIE
Boyer, Carl , 1989 , História de la Matemática , Alianza Universidad
Lopes, Ana Vieira, et al , 1990 , Actividades Matemáticas para a sala de aula , Texto Editora
Skovsmose, O. , 1994 , Towards a Philosophy of Critical Mathematical Education , Kluwer Academic Publishers
Struik, Dirk , 1989 , História Concisa das Matemáticas , Gradiva

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A Prática de Ensino Supervisionada envolve reuniões semanais com o orientador cooperante e/ou com o orientador científico com o objetivo de discutir a planificação das aulas e/ou refletir a execução das mesmas, bem como a sua avaliação. Envolve também o acompanhamento na sala de aula e trabalho diário lado a lado com o orientador cooperante e algumas vezes com o orientador científico. Finalmente têm que realizar o relatório com acompanhamento do orientador científico. A avaliação será contínua, sem que isto signifique que os alunos se sintam continuamente avaliados. Pretende-se dar ênfase ao aspeto formativo da avaliação e integrar diversas prestações dos alunos em diferentes momentos. 75% da classificação final é para a componente do estágio e 25 % para o relatório e defesa pública do mesmo.