Disciplina: Estágio (incluindo relatório)

Área Científica:

Iniciação à Prática Profissional

HORAS CONTACTO:

256 Horas

NÚMERO DE ECTS:

48 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - O estagiário no final desta Unidade Curricular deve:
1.1 - Dominar, de forma aprofundada, conhecimentos científicos e técnicos no âmbito do ensino da Educação Física com recurso à pesquisa e à investigação;
1.2 - Conhecer, de modo pormenorizado, os programas de Educação Física dos diferentes níveis de ensino e conseguir adequá-los de forma rentável à realidade específica do contexto educativo onde realiza o estágio;
1.3 - Compreender e valorizar o papel do professor enquanto elemento dinamizador do debate, reflexão e problematização da Educação, em geral, e da Educação Física em particular;
1.4 - Demonstrar competências profissionais, ética, moral e deontologicamente adequadas, no âmbito do Sistema Educativo;
1.5 - Revelar autonomia, espírito de iniciativa e pesquisa, reflexão crítica e capacidade de trabalhar em equipa em contexto educacional;
1.6 - Apresentar, fundamentar e defender publicamente os resultados do trabalho realizado durante o processo de estágio.

Conteúdos / Programa:

1 - Prática Letiva
1.1 - Gestão do Processo Ensino/Aprendizagem na(s) turma(s) do Orientador
1.2 - Assistência a aulas
2 - Atividades de Intervenção na Comunidade Escolar
3 - Atividades de Integração no Meio
3.1 - Atividades no âmbito da Direcção de Turma
3.1.1 - Caracterização da Turma
3.2 - Ação de Extensão Curricular
4 - Atividades de Natureza Científico-Pedagógica
4.1 - Coletiva
4.2 - Individual

Bibliografia / Fontes de Informação:

A ter em consideração - Nota: , Os elementos de apoio bibliográfico considerados fundamentais, de acordo com a dinâmica "das aulas", serão fornecidos/indicados durante o processo. Deixam-se aqui apenas algumas referências de partida: ,
Almada, F., Fernando, C., Lopes, H., Vicente, A., Vitória, M , 2008 , A Rotura - A Sistemática das Actividades Desportivas , Edição VML
Carreiro da Costa, F , 1996 , Condições e factores de ensino-aprendizagem e condutas motoras significativas: uma análise a partir da investigação realizada em Portugal. , Boletim da S.P.E.F
Mosston, M.; Ashworth, S. , 1994 , Teaching Physical Education , Macmillan College Publishing Company
Piéron, M. , 1999 , Para una Enseñanza Eficaz de las Actividades Fisico-Deportivas , INDEPublicaciones.
Siendentop, D. , 1994 , Apprendre à Enseigner l?Éducation Physique. , Gaetan Morin Éditeur.
Vickers, J. , 1990 , Instructional design for teaching physical activities. , Human Kinetics.
Lopes, H., Gouveia, É., Rodrigues, A., Correia, A., & Alves, R. , 2018 , Didática da Educação Física: perspetivas, interrogações e alternativas , UMa
Lopes, H., Gouveia, É., Rodrigues, A., Correia, A., Simões, J. & Alves, R. , 2016 , Problemáticas da Educação Física II , UMa
Lopes, H., Gouveia, E., Alves, R. & Correia, A. , 2014 , Problemáticas da Educação Física I , UMa

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
O aluno é responsável pela lecionação de 1 turma do orientador cooperante, com supervisão permanente do orientador. São realizadas semanalmente reuniões entre o orientador da UMa, o orientador cooperante e os alunos do núcleo de estágio e reuniões semanais entre o orientador cooperante e os alunos do núcleo de estágio. A avaliação de cada 1 das atividades de estágio contempla necessariamente, a sua concepção, realização e balanço. Sendo que é necessário que todos os documentos produzidos tenham expressão no Dossier Individual de Estágio, em formato digital que, permanentemente, está à disposição dos orientadores. No final, o aluno estagiário produzirá 1 Relatório de Estágio de todo o processo desenvolvido que será sujeito a discussão pública perante 1 júri nomeado para o efeito segundo a legislação e regulamentos em vigor. As percentagens de cada elemento de avaliação serão discutidas e acordadas com os alunos no início do ano letivo. Nenhum elemento terá uma ponderação superior a 50%.

Regente da Disciplina:

Helder Manuel Arsénio Lopes