Disciplina: Gestão e Administração Escolar

Área Científica:

Educação

HORAS CONTACTO:

43 Horas

NÚMERO DE ECTS:

4 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

A Administração Escolar que se prende com a administração e gestão de organizações escolares engloba um conjunto de mecanismos organizacionais e administrativos relacionados com a educação escolar a vários níveis, sejam eles locais ou nacionais, assim como o envolvimento dos recursos humanos num processo que visa a concretização de certos objetivos educacionais Assim, com esta unidade curricular pretende-se dotar os mestrandos de alguns conhecimentos essenciais no exercício da sua vida profissional futura. É pretendido que os Mestrandos, no final desta unidade curricular, sejam capazes de:

  1. Adquirir conhecimentos sobre o sistema educativo português, na sua organização e na sua administração.
  2. Conhecer a estrutura organizacional da escola
  3. Analisar as competências dos diversos órgãos nos diversos níveis de organização da escola.
  4. Analisar a escola como uma organização segundo várias lentes ou metáforas.
  5. Reconhecer o Projeto Educativo de Escola como mecanismo orientador da ação educativa e conhecer as várias fases da sua construção, desenvolvimento e avaliação
  6. Avaliar a importância do Projeto Educativo de Escola ao abrigo de conceitos importantes como a autonomia e descentralização.
  7. Conhecer a principal legislação relativa ao sistema educativo, à gestão das escolas e ao corpo docente.
EDC:14143 - dll:1.0.5.1 - updated: 2019-02-16 06:56:18

Conteúdos / Programa:

PARTE I. INTRODUÇÃO: ANÁLISE ORGANIZACIONAL E ADMINISTRATIVA DA ESCOLA

      1.1. Conceito e natureza das organizações.

      1.2. Conceito de administração e as funções administrativas.

      1.3. A escola como organização.

      1.4. Metáforas das organizações em geral.

PARTE II: TEORIAS GERAIS DA ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR: APLICAÇÃO AOS SERVIÇOS ESCOLARES.

      2.1. As teorias da administração e as abordagens organizacionais da escola.

      2.2. As teorias clássicas.

      2.3. As teorias modernas.

PARTE III: ANÁLISE ORGANIZACIONAL DA ESCOLA ATRAVÉS DAS SUAS IMAGENS

3.1. A escola vista pelas diferentes metáforas (A Escola como Empresa; a Escola como Democracia; a Escola como Burocracia; a Escola como Arena Política; A Escola como Anarquia; A Escola como Cultura).

PARTE IV: ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E ADMINISTRAÇÃO EDUCATIVA: A AUTONOMIA DAS ESCOLAS

    4.1. Autonomia e descentralização: conceitos.

    4.2. Projeto Educativo de Escola (PEE).

    4.3. Legislação fundamental: Lei de Bases do Sistema Educativo, Regime de Autonomia, Estatuto da Carreira Docente, etc.

    4.4. Liderança e gestão escolar.

    4.5. Enquadramento da Educação Física na consecução dos objetivos do Sistema Educativo.

EDC:14143 - dll:1.0.5.1 - updated: 2019-02-16 06:56:18

Bibliografia / Fontes de Informação:

  • Barroso, J. (2005). Políticas educativas e organização escolar. Lisboa: Universidade Aberta.
  • Barracho, C. (2012). Liderança em Contexto Organizacional.Lisboa: Escolar Editora.
  • Bento, A. & Ribeiro, M. (2013). A liderança escolar a três dimensões: Diretores, professores e alunos. Guarda: Oficinas de São Miguel.
  • Bush, T. (1989). Managing education: Theory and pratice. Londres: University Press.
  • Chiavenato, I. (2004). Introdução à Teoria Geral da Administração (7ª edição). Rio de Janeiro: Editora Elsevier.
  • Cortesão, L., Leite, C., & Pacheco, J. A. (2002). Trabalhar por Projectos em Educação, Uma inovação Interessante?. Porto: Porto Editora.
  • Costa, J. A. (1991). Gestão Escolar ? Participação, autonomia, projecto educativo da escola.Lisboa: Texto Editora
  • Costa, J. (1996). Imagens Organizacionais da Escola. Porto: Edições Asa.
  • Costa, F. M. (2007). O Quotidiano de um Director Escolar: Entre a Gestão e a Lliderança. In F. M. Costa, Livro de Atas do IV Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação / III Congresso Nacional do Fórum Português de Administração Educacional. O Governo da Escola:Os Novos referênciais, as práticas e a formação.Lisboa, Portugal: Fórum Português de Administração Educacional.
  • Cristino, et al. (2008). A contribuição da Educação Física na gestão escolar. Revista Digital (Buenos Aires), 121.
  • Fraga, N. (2008). Dinâmicas no microcosmo social: o eclipse identitário. In Christine Escallier e Nelson Veríssimo (Org.) Educação e Cultura. Funchal: Grafimadeira, pp. 281-290.
  • Goleman, D., Boyatzis, R., & McKee, A. (2002). Os Novos Líderes: A Inteligência Emocional nas Organizações. Lisboa: Gradiva.
  • Hargreaves, A. & Fink, D. (2007). Liderança Sustentável.Porto: Porto Editora.
  • Lima, L. (2011). Administração escolar: Estudos. Porto. Porto Editora.
  • Morgado, J. & Paraskeva, J. (2000). Currículo: factos e significações. Porto: CRIAP-ASA.
  • Pacheco, J. A. (2002). Políticas Curriculares. Porto: Porto Editora.
  • Rocha, M. S., & Fraga, N. (2016). Processos de Liderança no Projeto de Aprendizagem Cooperativa. Em C. Fino, & J. Sousa, (Contra)Tempos de Educação e Democracia, Evocando John Dewey(no prelo). Funchal: CIE-UMa.
  • Ventura, A., Castanheira , P., & Costa, J. A. (2006). Gestão das Escolas em Portugal. Revista Electrónica Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educacion, 4(4e), pp. 128-136.
EDC:14143 - dll:1.0.5.1 - updated: 2019-02-16 06:56:18

Métodos e Critérios de Avaliação:

A avaliação dos Mestrandos basear-se-á em dois elementos de avaliação:

  1. Apresentação formal de um trabalho individual escrito de acordo com os temas a abordar e respetiva apresentação à turma. Terá o peso de 50% na avaliação.
  2. Trabalho de pares ? realização de uma entrevista a um líder de escola (presidente do Conselho Executivo) e respetiva apresentação à turma em PPT, que deverá refletir a capacidade de pesquisa autónoma de informação, tal como uma pertinente fundamentação teórica: Terá o peso de 50% na avaliação da unidade curricular.

Data de entrega do trabalho individual escrito - 30 nov até às 24h

Data de entrega do trabalho de pares escrito - 07 dez até às 24h

Nota: as referências bibliográficas e as citações deverão seguir as Normas APA. 

Os alunos deverão entregar uma cópia impressa do trabalho à docente da UC.

EDC:14143 - dll:1.0.5.1 - updated: 2019-02-16 06:56:18