Disciplina: Sociedade e Cultura Madeirense

Área Científica:

História e Cultura

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1.1 - Administração e relações de poder
2 - As estruturas da sociedade insular
2.1 - Espaços de Cultura e Conhecimento
3 - A mobilidade social e a(s) migração(ões
3.1 - Tópicos de sociopolítica e socioeconomia insular
4 - A questão da Autonomia: reflexos na Sociedade e Cultura madeirenses
4.1 - Reflexões sobre a Madeirensidade
5 - Problemática da produção cultural na margem
6 - Mapeamento cultural madeirense
7 - Evolução do imaginário da Ilha da Madeira
A1 - A arquitectura dos poderes
B1 - Construção de uma identidade cultural na Madeira

Conteúdos / Programa:

1 - Adquirir uma compreensão global da realidade social e cultural, partindo de uma análise múltipla e global; Reflectir sobre questões de interdisciplinaridade, em particular no âmbito das relações sócio-culturais; Produzir reflexões e raciocínios críticos sobre problemáticas respeitantes aos aspectos sociais, históricos e culturais; Desenvolver competências de investigação e de redação de trabalhos científicos de nível pós-graduado no campo dos estudos de cultura e sociais;D.

Bibliografia / Fontes de Informação:

CRUZ (Visconde do Porto da) , Notas & Comentários para a História Literária da Madeira, 3vols. , Funchal, CMF
RODRIGUES (Paulo Miguel) , 2015 , Estudos Sobre o Século XIX na Madeira: Política, Economia e Migração , Funchal, ImprensaAcadémica,
SALGUEIRO (Ana Margarida) e RODRIGUES (Paulo Miguel) , 2015 , A Obra de João Cabral do Nascimento: Escrever omundo por detrás de um monóculo e a partir de um farol, 2 vols., F , Imprensa Académica,
Pinto Correia, João David , Memória e identidade insulares?, in Aguarelas de Carlos Luz , Funchal: SRTC / DRAC
Santos, Thierry Proença dos , 2014 , ?Tradições populares madeirenses: emoções e representações? in José Eduardo Franco e Cristina Trindade (coords.),Que Saber para o Século XXI? História, Cultura e Ciência na Madeira, , Esfera do Caos Editores

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
a) Estudo pessoal; b) trabalho/investigação com recolha de informação; c) apresentação(ões) oral e escrita; d) Leitura de textos sugeridos; e) Discussão temática; f) preparação para a avaliação. Avaliação presencial e níveis de participação efetiva em aula (20%); trabalho final escrito e exposição oral (40%+40%).