Disciplina: Direção de Recursos Humanos em Hotelaria

Área Científica:

Gestão e Administração

HORAS CONTACTO:

32 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Integrar a GRH no contexto do negócio da organização, bem como no contexto social, político e económico onde intervém a organização;
2 - Conhecer e adaptar os novos estilos de liderança à realidade das organizações atuais;
3 - Conhecer o conceito de Inteligência Emocional e o seu papel na gestão e desenvolvimento das equipas de alta performance;
4 - Desenvolver uma cultura orientada para o desenvolvimento e motivação da equipa através da Formação, Treinamento e Avaliação de Desempenho;
5 - Compreender e atuar como um parceiro que sabe acrescentar valor, ao alinhar as práticas de Gestão de Recursos Humanos com as necessidades estratégicas do negócio.

Conteúdos / Programa:

1 - Introdução aos principais conceitos da Gestão de Recursos Humanos.
2 - A Liderança e a Gestão de Equipas: fundamentos.
3 - Desenvolver e Reter Talentos: Agir na formação e motivação das equipas de alta performance.
4 - A avaliação de desempenho de equipas de alta performance.
5 - Mobilizar a Equipa para a Mudança e Novos desafios.

Bibliografia / Fontes de Informação:

BAMBERGER, P., & MESHOULAM, I. , 2000 , Human Resources Strategy: Formulation, implementation and impact , Thousand Oaks, Sage Publications
BILHIM, J. , 2009 , Gestão Estratégica de Recursos Humanos. 4ª ed. , Lisboa: ISCSP
BURCHARD, B. , 2019 , Os seis hábitos de alta performance , Lisboa: Lua de Papel
CHIAVENATO, I. , 2009 , Recursos Humanos. 9ª ed. , Grupo Editorial Elsevier
FINURAS, P. , 2018 , Bioliderança ? Porque Seguimos Quem Seguimos? 1ª ed. , Lisboa: Edições Sílabo, Lda
HAYES, D. K., & NINEMEIER, J.D. , 2009 , Human Resources Management in the Hospitality industry , New Jersey: Wiley, John Wiley & Sons
NOE, R. A., HOLLENBECK, J. R., GERHART, B., & WRIGHT, P. M. , 2005 , Human Resource Management: gaining a Competitive Advantage, 5th ed. , New York:McGraw-Hill International Edition
TESONE, D. V. , 2008 , Handbook of Hospitality Human Resources Management , Butterworth-Heinemann.

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
B-Learning:Disponibilização de material didático por meio de ferramentas computacionais associadas ao curso e à disposição dos alunos: documentos escritos, informações orais e visuais. Estudo Orientado: Acompanhamento, quando solicitado, à aplicação de conhecimentos teóricos e práticos, investigação e recolha de informação relevante para o desenvolvimento do estudo crítico e autónomo. Auto estudo: O aluno é responsável pelo seu processo de aprendizagem, obtendo ou fortalecendo os hábitos autónomos de consulta à biblioteca e outras fontes virtuais. Avaliação periódica: 3 trabalhos a definir com peso de 30%, 30% e 40% cada O aluno só será aprovado se obtiver nota igual ou superior a 9,5 valores na avaliação periódica. Caso contrário, será avaliado por exame. Exame: Exame - avaliação escrita (70%); Apresentação de um artigo científico (30%) A melhoria de nota obriga a avaliação subsequente das duas componentes de avaliação, sendo aplicada a ponderação utilizada em época de exame.