Disciplina: Contabilidade e Controlo de Gestão

Área Científica:

Gestão

HORAS CONTACTO:

40 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Os estudantes serão capazes de compreender e discutir sobre o papel da Contabilidade e do Controlo de Gestão, enquanto ferramenta de Gestão Estratégica para o apoio à tomada de decisão.
2 - Serão, ainda, capazes e compreender e aplicar as principais teorias e paradigmas usados na Contabilidade e Controlo de Gestão, bem como as principais linhas de investigações e respetivas metodologias.

Conteúdos / Programa:

1 - Paradigmas Teóricos da Investigação em Contabilidade
2 - A Teoria Institucional na Investigação em Contabilidade
3 - Empreendedorismo Institucional, Lógicas Institucionais e o Realismo Crítico
4 - Investigação em Contabilidade de Gestão
5 - Investigação em Contabilidade Financeira: Três Contribuições Seminais
6 - Investigação Qualitativa em Contabilidade
7 - Investigação Quantitativa em Contabilidade: Investigação por Inquérito
8 - Investigação em História da Contabilidade
9 - Responsabilidade Social Corporativa
A.1 - Parte I. Investigação em Contabilidade e Controlo de Gestão
A.2 - Parte II. Desenvolvimentos Recentes na Contabilidade Social e Ambiental e Controlo de Gestão
10 - Relato não financeiro.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Major, M. J., & Vieira, R. , 2017 , Contabilidade e Controlo de Gestão. Teoria, Metodologia e Prática. , Escolar Editora.
Bebbington, J., Larrinaga, C., O?Dwyer., Thomson, I. , 2021 , Routledge Handbook of environmental accounting , Taylor & Francis Ltd
Songini, L., Pistoni, A., Baret, P., Kunc, M.H. , 2020 , Non-Financial Disclosure and Integrated Reporting: Practices and Critical Issues , Emerald Publishing Limited.
Veltri, S. , 2021 , Mandatory non-financial risk-related disclosure: measurement problems and usefulness for investor , Springer Nature Switzerland AG

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A metodologia de ensino adapta-se à organização das aulas teóricas e teórico-práticas, promovendo um envolvimento mais efetivo do aluno no seu próprio processo de aprendizagem. Para além da habitual exposição teórica, haverá lugar à discussão de ideias e de artigos, podendo incluir a análise de estudos de caso, bem como de apresentação e discussão de trabalhos individuais e/ou de grupo. Será usada a plataforma de e-learning disponível na UMa (SiDoc e/ou Moodle), como forma de disponibilizar aos alunos material de apoio fornecido pela docente. A avaliação, será definida em cada ano letivo, mas contará a elaboração (30%), apresentação (30%) e discussão (40%) de trabalho(s).