Disciplina: Métodos de Investigação em Gestão

Área Científica:

Gestão

HORAS CONTACTO:

20 Horas

NÚMERO DE ECTS:

3 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Apresentar aos alunos alguns conceitos e ferramentas necessárias à realização de um trabalho de investigação na área da Gestão, nomeadamente: 1) as ligações entre teoria, metodologia e escolha de técnicas de pesquisa;
2 - Os princípios e práticas ao nível do research design e recolha de dados; e
3 - As questões relacionadas com a validade e a confiabilidade da pesquisa, o bias e a ética. Em suma, dotar os alunos de conhecimento sobre todos os pressupostos e procedimentos subjacentes à elaboração de uma dissertação ou projeto de mestrado.

Conteúdos / Programa:

1 - Ciência e o conhecimento científico
2 - Introdução à metodologia de investigação
3 - Projeto de investigação científica
4 - Métodos de recolha e análise de informação
5 - Aplicação prática na área da gestão

Bibliografia / Fontes de Informação:

Albarello, L. and Baptista, L. , 2005 , Práticas e métodos de investigação em ciências sociais , Gradiva
Barañano, A.M. , 2004 , Métodos e técnicas de investigação em Gestão. Manual de apoio à realização de trabalhos de investigação , Edições Sílabo
Creswell, J. W. & Creswell, J. D. , 2018 , Research Design - Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches , Sage Publications, Inc.
Several , Artigos de revistas científicas - in http://www.b-on.pt ,

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Os conteúdos programáticos são abordados nas aulas teórico-práticas, através: 1) da análise dos princípios teóricos do programa; e 2) de aulas interativas, fomentadas pela intensa e valiosa participação dos alunos, onde serão discutidos vários artigos científicos com o objetivo de avaliar e debater a metodologia utilizada. A avaliação é composta por dois elementos (todos com nota mínima de 9,5 valores): um trabalho (50%), onde os alunos irão trabalhar na pesquisa, análise e apresentação de artigos científicos publicados (exemplos da adoção de diferentes metodologias) e um projeto (50%), que corresponde à elaboração e apresentação do projeto de investigação. Na época de recurso/especial ou de melhoria, os critérios de avaliação mantêm-se.