Disciplina: Sociolinguística

Área Científica:

Linguística

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1.1 - Conhecer os princípios teóricos e metodológicos da abordagem da Sociolinguística Variacionista da variação e mudança linguística.
1.2 - Identificar os domínios da(s) gramática(s) do português falado na Europa, no Brasil e em África mais sujeitos a variação e mudança
1.3 - Analisar e comparar fenómenos variáveis do português, através de dados retirados de corpora orais ou da leitura de estudos de caso
1.4 - Saber utilizar ferramentas de análise quantitativa de dados sociolinguísticos retirados de corpora orais;
1.5 - Compreender os contributos dos estudos que se encontram no domínio do Contacto Linguístico (produtos linguísticos resultantes, atitudes e crenças linguísticas, Paisagem Linguística) para a análise qualitativa da Variação Linguística.

Conteúdos / Programa:

1. - A abordagem sociolinguística da variação e mudança linguística.
1.1 - Aspetos da variação e mudança do português (léxico, fonologia, morfologia e sintaxe)
1.2 - A Sociolinguística Variacionista (princípios teórico-metodológicos)
1.2.1 - Regra Variável. Variável dependente e variáveis independentes (linguísticas e extralinguísticas). Análise quantitativa e qualitativa, com base em amostras do Corpus do Português Falado na Madeira.
2. - Contacto Linguístico, Variação e Correlatos Sociais
2.1 - Produtos linguísticos resultantes de línguas/variedades em contacto
2.2 - Crenças e atitudes face às línguas/variedades em contacto
2.3 - Valores simbólicos relacionados com a presença das línguas no espaço público ou Paisagem Linguística.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Llamas, Carmen, Mullany, Louise & Stockwell, Peter , 2007 , THE ROUTLEDGE COMPANION TO SOCIOLINGUISTICS , London/New York: Routledge
Coulmas, Florian (ed) , 1998 , The Handbook of Sociolinguistics , London: Blackwell
Tagliamonte, Sali A. , 2006 , Analyzing Sociolinguistic Variation , Cambridge: Cambridge University Press
Coupland, Nikolas & Adam Jaworski , 2009 , The New Sociolinguistics Reader , Palgrave Macmillan.
Milroy, Lesley & Matthew J. Gordon , 2003 , Sociolinguistics: Method and Interpretation , Blackwell Pub.
Sankoff, David, Tagliamonte,, Sali A. & Smith, E. , 2012 , Goldvarb Lion. A multivariate analysis application , Toronto: Department of Linguistics; Ottawa: Department of Mathematics
Labov, William , 2008 , Padrões Sociolinguísticos , São Paulo: Parábola,
Guy, Gregory R. & ZILLES, A. M. S. , 2007 , Sociolingüística quantitativa ? instrumental de análise , São Paulo: Parábola
Chambers, J. K,, Trudgill, Peter & Schilling-Estes, Natalie , 2004 , The handbook of Language Variation and Change , Malden/Oxford/Carlton: Blackwell
Thomason, S. G. & T. Kaufman , 1998 , Language Contact, Creolization, and Genetic Linguistics , Berkeley: UCP
Wodak, R. et al (eds.) , 2011 , The SAGE Handbook of Sociolinguistics , London: Sage
Scollon, R. & S.W. Scollon , 2003 , Discourses in Place: Language in the material world , London & New York: Routledge.
Shohamy, S. & D. Gorter (eds.) , 2009 , Linguistic Landscape: Expanding the Scenery , Oxon & New York: Routledge.
Backhaus, P. , 2007 , Linguistic Landscapes: A Comparative Study of Urban Multilingualism in Tokyo , Clevedon: Multilingual Matters
Preston, Dennis R. , 1999 , Handbook of Perceptual Dialectology, Vol.1 , John Benjamins Publ.
Long, Daniel & Preston, Dennis R (eds) , 2002 , Handbook of Perceptual Dialectology, Vol.2 , John Benjamins Publ.
Cramer, Jennifer & Montgomery, Chris , 2016 , Cityscapes and Perceptual Dialectology: Global Perspectives on Non-Linguists? Knowledge of the Dialect Landscape , Walter de Gruyter GmbH & Co KG

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Os objetivos desta unidade requerem a repartição do tempo lectivo entre aulas teórico-práticas e práticas. As aulas teórico-práticas centram-se na articulação entre a exposição sobre um tópico do programa, a observação de dados que o ilustrem e a leitura acompanhada de estudos de caso sobre o tópico em questão. Nas aulas práticas consistem na prática de análise, com vista a desenvolver a capacidade de aplicar os conhecimentos obtidos e na execução das atividades subjacentes aos conteúdos programáticos propostos. A avaliação tem por objeto a realização de um relatório escrito (de um trabalho prático, com recurso ao programa Goldvarb X) e a sua apresentação oral (50% + 50%).