Disciplina: Nanomateriais para aplicações biomédicas

Área Científica:

Bioquímica

HORAS CONTACTO:

72 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Inglês

Objetivos Gerais:

1 - Adquirir conhecimentos teóricos e práticos (a nível laboratorial) sobre os nanomateriais usados em aplicações biomédicas.
2 - Compreender o carácter multi e interdisciplinar da área dos Nanomateriais para Aplicações Biomédicas.
3 - Tomar consciência das questões éticas que podem surgir da utilização de nanomateriais em biomedicina.
4 - Conhecer as dificuldades a ultrapassar e as potencialidades de aplicação atual e futura dos nanomateriais em biomedicina.

Conteúdos / Programa:

1 - Revisão sobre a constituição e funcionamento celular.
2 - Interações das células com materiais à escala nanométrica e materiais nanestruturados. Mecanismos de internalização e excreção de nanopartículas.
3 - Principais tipos de nanomateriais (nanopartículas, nanofibras e superfícies nanoestruturadas) usados ou em estudo em biomedicina. Propriedades apresentadas por estes materiais que estão na base da sua aplicação em biomedicina.
4 - Aplicações dos nanomateriais na área biomédica: entrega de fármacos, entrega e silenciamento de genes, diagnóstico in vitro (ex: nanoarrays, quantum dots) e in vivo (ex: imagem por ressonância magnética nuclear, tomografia computorizada), engenharia de tecidos e medicina regenerativa. Funcionalização dos nanomateriais para interação biológica específica. Abordagens teragnósticas.
5 - Noções básicas de nanotoxicologia.
6 - Questões éticas.
7 - TRABALHO LABORATORIAL (MINI-PROJETO): entrega de genes/fármacos em células animais por recurso a nanomateriais.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Kumar C.S.S.R., Hormes J., Leuschner C.(Editors) , 2005 , Nanofabrication Towards Biomedical Applications: Techniques, Tools, Applications, and Impact , Wiley-VCH
Popat K. (editor) , 2011 , Nanotechnology in Tissue Engineering and Regenerative Medicine , CRS Press
Prokop A. (editor) , 2011 , Intracellular Delivery: Fundamentals and Applications (Fundamental Biomedical Technologies) , Springer

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Esta UC compreende 32h de aulas teóricas, 16h de aulas teórico-práticas e 32h de aulas práticas. Nas primeiras, a lecionação do professor é acompanhada por projeção multimédia; no decorrer das aulas, o professor está sempre aberto a responder às questões dos alunos, colocando, também, perguntas/problemas. Nas aulas TP, os alunos são convidados a pesquisar e explorar artigos científicos da área da UC. Nas aulas P (laboratoriais), os alunos realizam um miniprojecto; é pedido aos estudantes que desenhem o protocolo do trabalho a efetuar. Todos os trabalhos a efetuar nas aulas TP e P são realizados em grupo. A avaliação desta UC consiste em: a) 1 teste escrito (peso de 50%); b) 1 apresentação oral de um artigo científico (peso de 20%); c) 1 relatório científico (escrito sob a forma de artigo) do miniprojecto efetuado (peso de 30%). Apenas o teste escrito pode ser recuperado em época complementar. A nota mínima em cada componente de avaliação é de 9,5.