Disciplina: Laboratórios de Nanoquímica e Nanomateriais II

Área Científica:

Química dos Materiais e Nanociências

HORAS CONTACTO:

80 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Aplicação a nível laboratorial dos conhecimentos adquiridos nas Unidades Curriculares de Nanoquímica II, Análise e Caracterização de Nanomateriais II e Nanomateriais para Aplicações Biomédicas.
2 - Desenvolvimento da capacidade de compreensão e de resolução de problemas em situações novas e/ou complexas e/ou em contextos multi e interdisciplinares.
3 - Desenvolvimento de capacidades a nível de desempenho laboratorial, incluindo de utilização de equipamento científico avançado.
4 - Capacidade para procurar e interpretar dados/informação científica.
5 - Capacidade de desenhar estratégias de estudo/experimentais, interpretar resultados e comunicar esses resultados de forma escrita e oral.
6 - Capacidade de trabalhar de forma autónoma, em equipa e no sentido de concretizar objetivos pré-estipulados.
7 - Desenvolvimento de espírito crítico.

Conteúdos / Programa:

1 - Esta Unidade Curricular compreende o desenvolvimento de mini-projetos laboratoriais em articulação com as matérias abordadas nas Unidade Curriculares de Nanoquímica II, Análise e Caracterização de Nanomateriais II e Nanomateriais para Aplicações Biomédicas. Os trabalhos a realizar poderão envolver: síntese de nano-partículas inorgânicas (ex: ouro, prata, pontos quânticos, óxido de ferro, etc.); nano-partículas híbridas (orgânico/inorgânico); nano-fibras (ex: usando a técnica de electrofiação); síntese e caracterização de dendrímeros; preparação de lipossomas e/ou micelas; processos básicos de automontagem (ex: técnica ?Layer-by-Layer?); estudos de entrega de fármacos e/ou genes. Na caracterização dos nanomateriais preparados serão exploradas diversas técnicas, como por exemplo de microscopia (ex: microscopia eletrónica, microscopia de fluorescência, microscopia de força atómica), dispersão dinâmico de luz, medição do potencial zeta, difração de raios-X, Tunable Resistive Pulse Sensing.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Esta UC compreende o desenvolvimento de mini-projetos de natureza experimental. Estes trabalhos serão realizados em grupo e envolvem atividades de pesquisa bibliográfica, programação do trabalho experimental, execução de experiências, análise de dados e resultados, elaboração de relatórios escritos e sua apresentação/discussão oral. Os alunos desenvolvem trabalho mediante um objetivo pré-definido pelo professor. O trabalho dos alunos é supervisionado de perto pelo docente que também ensina aos alunos técnicas de síntese química, técnicas de modificação/funcionalização da superfície de nanopartículas e técnicas de caracterização (técnicas instrumentais). A avaliação da UC tem os seguintes componentes: a) Avaliação da performance do aluno/grupo no laboratório (avaliação contínua): 30% para a classificação final; b) Relatórios escritos: 40% para a classificação final; c) Apresentações orais e discussão dos relatórios: 30% para a classificação final.