Disciplina: Competências de Consulta Psicológica

Área Científica:

Psicologia

HORAS CONTACTO:

56 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Conhecer os referenciais teóricos, técnicos e éticos que se devem conjugar em consulta psicológica
2 - Desenvolver competências técnicas de comunicação verbal e não verbal, escuta ativa, empatia, compreensão e devolução da informação clínica, adequadas às diferentes fases do processo de consulta;
3 - Adequar as competências técnicas de consulta psicológica em função das características do cliente, das diferentes fases do processo e do contexto da intervenção (individual ou grupal, presencial ou à distância).

Conteúdos / Programa:

1 - A especificidade do processo de consulta psicológica relativamente a outras formas de acompanhamento.
2 - Modelos teóricos de referência.
3 - 3. As diferentes fases do processo de consulta (estabelecimento de relação, desenvolvimento do processo, conclusão do processo e partilha de informação) e as suas especificidades em termos de objetivos, processos nucleares e dinâmica comunicacional.
4 - Feedback (oral e escrito) do processo terapêutico.
5 - Processo de consulta psicológica online.
6 - Especificidades da consulta psicológica com crianças e adolescentes.
7 - O enquadramento da consulta psicológica em contextos de intervenção multidisciplinares.
8 - Enquadramento ético e deontológico da consulta psicológica.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Erford, T.B. , 2015 , 40 Techniques every counselor should know. , Boston: Pearson
Leal, I. , 2008 , A entrevista psicológica: técnica, teoria e clínica. , Lisboa: Fim de Século.
Leong, F. (Ed.) , 2008 , Encyclopedia of counseling. , Thousand Oaks: Sage
Schein, E. , 1998 , Process Consultation Revisited: building the helping relationship. , Prentice Hall
Vernon, A. , 2002 , What works when with children and adolescents: a handbook on individual counseling techniques. , Illinois: Research Press
Austin, W., Bergum, V. , Nuttgens, S. & Peternelj-Taylor, C. , 2006 , A Re-Visioning of Boundaries in Professional Helping Relationships: Exploring Other Metaphors, Ethics & Behavior ,
Li, X. , 2021 , The Dyadic Dance: Exploring Therapist Client Dynamics and Client Symptom Change Using Actor? Partner Interdependence Modeling and Multilevel Mixture Modeling. , Journal of Counseling Psychology. Advance online publication.
Chui, H.,Palma, B., Jackson, J. L. & Hill, C. E. , 2020 , Therapist Client Agreement on Helpful and Wished-For Experiences in Psychotherapy: Associations With Outcome , Journal of Counseling Psychology

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Ênfase nas metodologias ativas: role-plays, prática simulada, análise de vídeos e sua discussão. Avaliação: 2 trabalhos de grupo (análise crítica de role-play do grupo, efetuado a partir de guião facultado pelo docente; ensaio teórico sobre tema a definir) (50%+50%). A UC pode ser recuperada em época de recurso/melhoria através de ensaio individual (100%).