Disciplina: Psicologia da Saúde

Área Científica:

Psicologia

HORAS CONTACTO:

56 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1. - Conhecer os principais modelos compreensivos da mudança comportamental em Psicologia da saúde
2. - Reconhecer os principais desafios à saúde colocados pelas diferentes fases do desenvolvimento normativo e por doenças crónicas
3 - Ser capaz de implementar intervenções baseadas em evidência cientifica adequadas a objetivos de prevenção e promoção da saúde física e mental

Conteúdos / Programa:

1. - Modelos compreensivos da mudança comportamental em Psicologia da saúde
2. - A Psicologia da Saúde e as transições desenvolvimentais ao longo do ciclo de vida do ser humano
3. - A Psicologia da Saúde face a acontecimentos de vida adversos: compreender; avaliar e intervir na qualidade de vida do ser humano e nos seus relacionamentos interpessoais
4. - A Psicologia da Saúde e a doença crónica; a dor; psicooncologia; hábitos de vida (sono, alimentação, comportamento sexual; prática de exercício físico)
5. - Psicologia da Saúde e promoção de hábitos de vida mentalmente saudáveis
6. - Intervenção Psicológica em contextos de Saúde baseadas na evidência científica: individuais e em grupo; psicoeducação; intervenções em ambulatório; cuidados paliativos

Bibliografia / Fontes de Informação:

Leal, I. & Ribeiro, J.P. (Eds) , 2021 , Manual de Psicologia da Saúde , Lisboa: Pactor
Oliveira, F. & Soares, L. , 2011 , Programa piloto de intervenção para pais de crianças com problemas de obesidade , Psicologia: Saúde & Doenças, Lisboa: Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde
Roque, L. & Soares, L. , 2012 , Burnout numa amostra de psicólogos portugueses da RAM. 13(1), p. 2-14. . ISSN , Psicologia: Saúde & Doenças, Lisboa: Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde
Soares, M. L. P., Almeida, A. M., Oliveira, F. & Roque, L. F. , 2011 , Desporto e Bem-Estar Psicológico numa Sociedade Pós Moderna , Revista De Psicologia Da IMED,
Matos, M. G. & Sampaio, D. , 2009 , Jovens com Saúde, Diálogo com uma Geração , Texto Editores
World Health Organization (WHO) , 2022 , A short guide to cancer screening. Increase effectiveness, maximize benefits and minimize harm ,
World Health Organization (WHO) , 2019 , Action plan to improve public health preparedness and response in the WHO European Region 2018?2023 ,
Raquel Duarte; Felisbela Lopes; Filipe Alves; Ana Aguiar; Hugo Monteiro; Marta Pinto; Óscar Felgueiras, , 2022 , COVID-19 em Portugal: a estratégia , UMinhoEditora
Ann Dawson and Andre Tylee (Eds) , 2001 , Depression: social and economic timebomb. Strategies for quality of care , BMJ Books
Calmeiro, L. & Matos, M. G. , 2005 , Psicologia do Exercício e da Saúde , Visão e Contextos
Castonguay, L. & Beutler, L. (Eds) , 2016 , Principles of therapeutic change that work , Oxford: Oxford University Press
Direção Geral de Saúde , 2020 , Programas de Saúde Prioritários Metas de Saúde 2020 , DGS
Ellen Nolte and Martin McKee (Eds) , 2008 , Caring for people with chronic conditions. A health system perspective , Open University Press
Greenhalgh T. , 2016 , Cultural contexts of health: the use of narrative research in the health sector. , Copenhagen: WHO Regional Office for Europe
Jané-Llopis, E., & Barry, M. , 2005 , What makes mental health promotion effective? , IUHPE PROMOTION & EDUCATION SUPPLEMENT

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
As aulas serão expositivas, promovendo-se a discussão e análise crítica de referências bibliográficas atuais e de vídeos demonstrativos das modalidades de intervenções psicológicas aplicadas na Psicologia da Saúde Avaliação: 2 trabalhos de grupo (50% cada um; recuperáveis em época de recurso) Os 2 Trabalhos são obrigatórios valem cada 10 valores Classificação mínima 10 valores