Disciplina: Instituições Promotoras de Bem-Estar

Área Científica:

Psicologia

HORAS CONTACTO:

28 Horas

NÚMERO DE ECTS:

3 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - O1. Compreender a pertinência do conhecimento da organização das instituições promotoras de bem-estar (serviços de saúde, escolas, empresas, ?) para a sua intervenção enquanto futuros psicólogos;
2 - O2. Dotar os alunos de conhecimentos e aptidões adequadas ao desenvolvimento de contextos institucionais que fomentem o bem-estar, focando-se nos aspetos positivos do funcionamento humano das instituições.
3 - O3. Adquirir competências para criar e participar em projetos de promoção da saúde e bem-estar e prevenção de comportamentos de risco em contextos institucionais de clínica, saúde e bem-estar.

Conteúdos / Programa:

1 - Instituições promotoras de bem-estar: definição e caraterísticas
1.1. - Desenvolvimento de ambientes promotores de bem-estar em clínica, saúde e/ou outras organizações (por ex. educação, turismo ).
1.1.1. - Dinâmicas e procedimentos organizacionais de promoção de bem-estar
2 - Programas de promoção de bem-estar em contextos institucionais
2.1 - Investigação e evidências empíricas de boas práticas na promoção da saúde e do bem-estar em organizações.
2.2. - Estratégias de promoção do funcionamento humano ótimo em diferentes contextos institucionais: serviços de saúde, educação, organizações e/ou sociais.
3 - Projetos de promoção de saúde e de bem-estar e de prevenção de comportamentos de risco em contextos institucionais reais, incluindo em populações específicas (ex. turismo) e situações de crise (ex. pandemia).

Bibliografia / Fontes de Informação:

Di Fabio, A. , 2019 , Positive Psychology for Healthy Organizations: The Challenge of Primary Prevention in a Cross-Cultural Perspective , Nova Science Publishers
Lewis, S. , 2011 , Positive Psychology at Work: How Positive Leadership and Appreciative Inquiry Create Inspiring Organizations , John Wiley & Sons
Cunha, M. , 2020 , Positive Organization Behaviour: A Reflective Approach. , Routledge.
Gordon, J. , 2017 , The Power of Positive Leadership: How and Why Positive Leaders transform teams and organizations and change the world , John Wiley & Sons
Cameron, K. , 2013 , Practicing Positive Leadership: Tools and Techniques that create extraordinary results. , Berrett-Koehler Publishers.

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
As metodologias de ensino irão incidir sobre o desenvolvimento de seminários teórico-práticos apresentados, sempre que possível, em colaboração com experts e stakeholders da área. Irão desenvolver-se ainda atividades em contextos reais de instituições promotoras de bem-estar (ex. jobshadowing, entrevistas, etc). Far-se-á igualmente uso do método demonstrativo e ativo, incluindo análise e discussão de estudos de casos nas aulas de caráter teórico-prático, promovendo-se de igual forma o trabalho individual e em grupo. A avaliação terá em conta um trabalho prático (50%) e uma apresentação/comunicação oral (50%).