Disciplina: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem

Área Científica:

Psicologia

HORAS CONTACTO:

56 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Consciencializar a complexidade e a interdependência dos processos de ensino-aprendizagem, de acordo com principais teorias psicológicas.
2 - Analisar os modelos de aprendizagem e o seu contributo para a organização e gestão do ensino/educação.
3 - Desenvolver competências facilitadoras da promoção da aprendizagem dos alunos.

Conteúdos / Programa:

1 - Introdução.
1.1 - Principais conceitos e perspetivas teóricas sobre o desenvolvimento.
1.2 - Processos de desenvolvimento e de aprendizagem.
2 - Desenvolvimento cognitivo e sociocognitivo.
3 - Desenvolvimento psicossocial: determinantes e processos, desenvolvimento da identidade segundo Erikson.
4 - Cognição, aprendizagem e ensino.
4.1 - Teorias da cognição e da aprendizagem: Piaget, Bruner, Ausubel e Gagné.
4.2 - Condições e processos de aprendizagem: Motivação, atenção, memória e processamento de informação. Auto-eficácia (Bandura), atribuições (Weiner), estilos de aprendizagem (Kolb) e processos metacognitivos (Flavell).

Bibliografia / Fontes de Informação:

Klein, S. , 2012 , Learning: principles and applications (6th ed.) , Thousand Oaks: SAGE
Weiner, I., Lerne r, R., Easterbrooks, M., & Jayanthi, M . , 2013 , Handbook of psychology (2nd ed.) , New Jersey: John Wiley & Sons
Pocinho, M. & C anavarro, J. , 2009 , Sucesso escolar e estratégias de compreensão e expressão verbal , Lisboa: Edições Pedago
TAVARES et al. , 2011 , Manual de Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem , Porto: Porto Editora
Miranda, G.; Bahia, S. , 2005 , Psicologia da educação: temas de desenvolvimento, aprendizagem e ensino , Lisboa: Relógio d'Água

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Método expositivo, sendo o aluno o recetor da comunicação, mas que deverá participar e interagir nos debates. Leitura, reflexão e sistematização de conhecimentos e competências a partir da literatura proposta e pesquisa autónoma. Serão utilizados meios audiovisuais e proporcionar-se-á o contacto com realidades, analisadas em aulas práticas e em equipa. Criação de oportunidades de discussão alargada a partir dos contributos dos docentes e dos alunos; Recurso à experiência dos docentes para exemplificação de conteúdos, processos e dilemas da intervenção psicológica. Avaliação: Frequência (40%), Trabalho de grupo (30%): escrito (20%) + oral (10%), Trabalho individual sobre autores de referência em PE (10%), Caso psicoeducacional (20%). Para a aprovação à disciplina tem que se ter nota mínima de 8 valores a todos os parâmetros de avaliação Nota abaixo de 8 valores num dos parâmetros de avaliação obriga à sua repetição. Assistência de 75% das aulas (excepto trabalhadores estudantes).