Disciplina: Estágio

Área Científica:

Psicologia

HORAS CONTACTO:

413 Horas

NÚMERO DE ECTS:

18 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Fazer a integração entre os conceitos teóricos e a prática profissional
2 - Adquirir competências para o exercício da prática como psicólogo educacional
3 - Promover a capacidade crítica face aos diferentes modelos de avaliação psicológica e de intervenção na prática do psicólogo educacional
4 - Desenvolver competências de acompanhamento e/ou aconselhamento psicológico, capazes de promoverem o bem-estar dos indivíduos, das famílias, dos agentes educativos e das instituições educativas e psicossociais
5 - Desenvolver a capacidade de se pronunciar acerca de um caso específico em termos de diagnóstico, etiopatogenia, evolução, prognóstico e intervenção.
6 - Participar na concepção, implementação e/ou avaliação (nos casos em que isso se revele necessário) de: programas educativos individuais de alunos, de planos de integração curricular ou outros projectos educativos e de promoção de aprendizagem(ns)
7 - Criar um espírito ético e de responsabilidade profissional

Conteúdos / Programa:

1 - Observação sistemática de situações organizacionais, educativas e/ou clínicas
2 - Avaliação psicológica
3 - Acompanhamento e/ou aconselhamento psicológico
4 - Programas educativos individuais de alunos
5 - Programas de treino de competências
6 - Orientação vocacional e profissional
7 - Selecção e admissão de candidatos
8 - Acções de formação e sensibilização
9 - Pareceres e relatórios técnicos
10 - Consultadoria aos docentes e órgãos de gestão
11 - Organização de eventos de divulgação científica
12 - Participação em cursos de ofertas alternativas de formação e educação nas escolas

Bibliografia / Fontes de Informação:

Peacock, G. G., Ervin, R. A., Daly III, E. J. & Merrell, K. W. , 2010 , Practical handbook of school psychology. Effective practices for the 21st century ,
Direção-Geral da Educação , 2016 , Referencial Técnico para os Psicólogos Escolares ,
Coelho, V. A., Marchante, M., Raimundo, R., & Jimerson, S. , 2016 , Educational psychology in Portugal: Results of the 2013 International School Psychology Survey , School Psychology International
Mendes, S. A., Abreu-Lima, I., & Almeida, L. S. , 2015 , Psicólogos escolares em Portugal: perfil e necessidades de formação , Estudos de Psicologia
McDougal, J. L.; Graney, S. B.; Wright, J. A. & Ardoin, S. P. , 2010 , RTI in Practice. A Practical Guide to Implementing Effective Evidence-Based Interventions in Your School , John Wiley & Sons

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
O estágio proporciona um contacto directo do estudante com as práticas profissionais, tenta-se que desempenhe um conjunto diversificado de actividades (avaliação,intervenção individual e grupo, construção produtos, etc.). Neste percurso o estagiário é acompanhado por: um orientador no local de estágio que o ajuda em todas as actividades;um orientador da UMa que dá apoio tutorial, continuado e sistemático, em reuniões em grupo e/ou individuais semanais. A avaliação reparte-se por: orientador da instituição (30%); da UMa (20%); Relatório de estágio (30%); Defesa oral do relatório de estágio (20%). São avaliados parâmetros como: Relação com orientador, outros profissionais e alvos de intervenção; Cumprimento regras de trabalho (assiduidade, pontualidade); Desenvolvimento e consolidação de competências técnico-práticas; Atitude profissional (iniciativa, responsabilidade, interesse, compromisso, posicionamento crítico); Postura ética em relação aos utentes, aos orientadores, à instituição.