Disciplina: Seminário de Projeto de Dissertação

Área Científica:

Psicologia

HORAS CONTACTO:

48 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Esta UC visa desenvolver um conjunto de competências no âmbito do saber mas sobretudo do saber-fazer . No final desta UC, para além de conhecerem as principais linhas de investigação dos docentes do mestrado, espera-se que os estudantes tenham adquirido um conjunto de competências que lhes permita: a) Descrever e caraterizar os diferentes passos do seu projeto de investigação; b) Conhecer as principais técnicas de pesquisa e revisão da literatura; c) Identificar e definir os principais constructos teóricos no âmbito de uma dada temática bem como as principais necessidades de investigação nesse domínio; d) Identificar a estratégia de investigação e os métodos de recolha e análise de dados adequados ao problema e aos objetivos do seu estudo; e) Desenvolver um conjunto de competências de comunicação oral e escrita em termos científicos; f) Familiarizar-se com os principais indicadores de produção científica; e, finalmente, g) Redigir e apresentar uma proposta de investigação.

Conteúdos / Programa:

1 - Apresentação dos diferentes grupos de investigação e projetos em curso dos docentes do Mestrado em Psicologia da Educação.
2 - Técnicas de pesquisa e revisão da literatura.
3 - Técnicas de comunicação oral e escrita.
4 - Normas da APA.
5 - Indicadores de produção científica.
6 - Elaboração do projeto:
6.1 - Definição do problema;
6.2 - Descrição dos modelos teóricos e/ou estudos empíricos relevantes;
6.3 - Definição das perguntas investigação e dos objetivos gerais e específicos;
6.4 - Operacionalização das hipóteses;
6.5 - Metodologia (amostragem, instrumentos, procedimentos e plano de análise);
6.6 - Referências bibliográficas;
6.7 - Cronograma.

Bibliografia / Fontes de Informação:

American Psychologycal Association , 2010 , Publication Manual of the American Psychological Association (6th ed.) , Washington: APA
Almeida, L., & Freire, T. , 2010 , Metodologia da investigação em psicologia e educação (5.ª ed.) , Braga: Psiquilíbrios
Breakwell, G ., Hammond, S., Fife-Schaw, C. & Smith, J. A. (Eds.) , 2012 , Research Methods in Psychology (4th ed.) , London: Sage Publications
Field, A. , 2013 , Discovering Statistics using IBM SPSS Statistics (4th ed.) , London: Sage Publications
Moreira, J.M. , 2004 , Questionários: Teoria e Prática , Coimbra: Almedina
Willing, C. & Stainton-Rogers, W. , 2008 , The SAGE handbook of qualitative research in Psychology , London: SAGE
Serrano, P. , 2004 , Redacção e Apresentação de Trabalhos Científicos , Lisboa: Relógio D' Agua

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Aulas expositivas e ativas (Aulas Teórico-práticas); Leituras orientadas de artigos de investigação; discussão de grupo orientada; Resolução e análise de casos práticos; Acompanhamento de análises de dados e de escrita científica. A avaliação desta unidade curricular assenta na participação e envolvimento do aluno nas reuniões do grupo de investigação e na apresentação de uma proposta de projeto de investigação. As ponderações de cada uma das componentes de avaliação na nota final são as seguintes: (i) apresentação oral do projeto (25%); (ii) proposta do projeto de investigação (relatório escrito) (50%); Avaliação Contínua (25%).