Disciplina: Métodos de Investigação em Psicologia da Educação I

Área Científica:

Psicologia

HORAS CONTACTO:

56 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Adquirir noções fundamentais inerentes à produção de conhecimento científico no quadro da Psicologia da Educação.
2 - Consolidar as noções inerentes à abordagem de investigação quantitativa, situando-a na especificidade dos seus problemas de investigação e na complementaridade com as demais abordagens de investigação.
3 - Conhecer as fases do processo de investigação quantitativa e aprimorar as competências de formulação de problemas de investigação, de revisão da literatura,de formulação de hipóteses, bem como na seleção dos métodos de investigação apropriados à obtenção de evidência empírica.
4 - Aperfeiçoar competências de análise quantitativa de dados e teste de hipóteses, tendo por base a utilização do SPSS.
5 - Aperfeiçoar o conhecimento acerca da exactidão das medidas utilizadas em Psicologia, relacionado com a recolha de evidência acerca da validade e estimação da fiabilidade.
6 - Aprimorar as competências de elaboração de um relatório de investigação, seguindo as normas da APA.

Conteúdos / Programa:

1 - Investigação científica em Psicologia da Educação.
1.1 - Teoria, Método Científico e o Processo de Investigação.
1.2 - Abordagens de investigação (Quantitativa, Qualitativa, Mista).
1.3 - Objectivos e tipos de investigação em Psicologia da Educação.
2 - Investigação Quantitativa e o Processo de Investigação.
2.1 - Problema de investigação.
2.2 - Revisão da Literatura e formulação de hipóteses de investigação.
2.3 - Planos de investigação quantitativa (Experimental, Quasi-Experimental, Não Experimental).
2.4 - Variáveis e instrumentos de recolha de dados.
2.5 - Amostragem.
2.6 - Análise Quantitativa de Dados e Teste de Hipóteses.
2.6.1 - Estatística Descritiva.
2.6.2 - Estatística Inferencial (Qui-Quadrado para Tabelas de Contingência, Testes t, Análise da Variância, Análise de Correlação e de Regressão Múltipla).
3 - Propriedades Psicométricas das Medidas.
3.1 - Fontes de evidência da Validade (Análise Factorial).
3.2 - Estimação da Fiabilidade.
4 - Redação do relatório de investigação de acordo com a APA.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Almeida, L. & Freire, T. , 2008 , Metodologia da Investigação em Psicologia e Educação , Braga: Psiquilibrios
American Psychology Association , 2006 , APA Publications Manual , Washington, D.C.: Author
Cook, T. D., & Campbell, D. T. , 2001 , Experimental and quasi-experimental designs for generalized causal inference , Boston: Houghton Mifflin
Coutinho, C. P. , 2011 , Metodologia de investigação em ciências sociais e humanas: Teoria e prática , Coimbra: Almedina
Gall, M. D. , & Gall., W. R., & Borg, W. R. , 2003 , Educational research: An introduction , Boston: Allyn and Bacon
Johnson, B. R., & Christensen, L. , 2014 , Educational research: Quantitative, qualitative and mixed approaches , London: Sage
Marôco, J. , 2018 , Análise Estatística com o SPSS Statistics , Lisboa: Report Number
Stevens, J. P. , 2009 , Applied multivariate statistics for the social sciences , London: Routledge
Tabachnick, B. G., & Fidell, L. S. , 2013 , Using multivariate statistics , New Jersey: Pearson

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Os alunos realização um trabalho de grupo simulando simular tarefas de uma investigação quantitativa em Psicologia da Educação, resultando na elaboração de um relatório de investigação (ponderação de 50%). Após a sugestão de alguns tópicos de investigação pelo professor, os grupos terão de eleger um tópico e realizarão uma revisão da literatura recente para identificar um problema de investigação e formular hipóteses específicas de investigação. Numa segunda fase, os grupos deverão eleger um plano de investigação quantitativo e instrumentos de recolha dos dados que seriam necessários ao teste das hipóteses. Estes realizarão também tarefas relacionadas de análise quantitativa de dados com o SPSS, sob orientação do professor, e deverão identificar as implicações teóricas e práticas das análises. O relatório inclui-se na componente de avaliação prática sendo que os alunos realizarão também uma componente teórica (e.g., frequência, ponderação 50%).