Disciplina: Processos Cognitivos e emocionais na Aprendizagem

Área Científica:

Psicologia

HORAS CONTACTO:

56 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Ser capaz de refletir criticamente sobre os diferentes domínios de actuação da Psicologia da Educação;
2 - Dominar os principais modelos teóricos da psicologia educacional que permitem justificar uma prática responsável;
3 - Ser capaz de investigar em diferentes áreas da psicologia da educação;
4 - Conhecer as principais teorias explicativas sobre a inteligência e saber reflectir criticamente sobre elas;
5 - Conhecer os diferentes programas que promovam os diferentes tipos de inteligência;
6 - Reconhecer os principais mecanismos de processamento da informação emocional;
7 - Saber explicar o papel das emoções na aprendizagem;
8 - Conhecer os processos de autorregulação da aprendizagem;
9 - Elaborar um esquema conceptual que articule os processos de instrução e os processos de autorregulação da aprendizagem;
10 - Ser capaz de planear atividades de intervenção nos diferentes contextos da Psicologia da Educação.

Conteúdos / Programa:

1 - Perspetivas atuais da Psicologia da Educação;
1.1 - Estatuto epistemológico da Psicologia da Educação: Procura de uma definição;
1.2 - Do modelo médico ao modelo Biopsicossocial de Intervenção;
1.3 - Práticas do Psicólogo da Educação:Legislação, objetivos e contextos.
2 - 2. Inteligência, memória e aprendizagem;
2.1 - Teorias contemporâneas de Inteligência;
2.2 - Implicações para o ensino- aprendizagem;
2.3 - Memória e o processamento de Informação;
2.3.1 - Processamento de informação e instrução;
2.4 - Metacognição: apoio ao Processo de Aprendizagem.
3 - Motivação e aprendizagem;
3.1 - A importância da motivação no desempenho;
3.2 - Motivação e sucesso académico.
4 - Compreensão Emocional e aprendizagem;
4.1 - Definição e Fases do desenvolvimento da CE;
4.2 - Importância da Regulação emocional;
4.3 - CE e Rendimento Académico.
5 - Autorregulação e aprendizagem;
5.1 - Modelos de aprendizagem autorregulada;
5.2 - O desenvolvimento dos processos de autorregulação;
5.3 - Programas de intervenção de autorregulação.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Franco, G. & Santos, N. , 2015 , Desenvolvimento d a Compreensão Emocional ,
Lope s, J., e Almeida, L. , 2015 , Questões e modelos de avaliação e intervenção em Psicologia Escolar: o caso da Europa e América do Norte ,
Peacock, G. G., Ervin, R. A., Daly III, E. J. & Merrell, K. W. (Eds.) , 2010 , Practical handbook of school psychology. Effective practices for the 21st century , New York: The Guilford Press
Sternberg, R. , 1992 , A capacidade intelectual geral , Porto Alegre: Artes Médicas
Veiga Simão, A. M., & Frison, L. M. B . , 2013 , Autorregulação da aprendizagem: abordagens teóricas e desafios para as práticas em contextos educativos ,
Zimmerman, B. J., & Schunk, D. H. (Eds.) , 2012 , Self-regulated learn ing and academic achievement: Theory, research, and practice , Springer Science & Business Media

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Nas aulas teórico-práticas vai recorrer-se ao método expositivo e também ao método interrogativo, fazendo recurso a várias tecnologias como a projeção de slides, a visitas a sites da internet, assim como à análise de textos. Nos seminários os alunos serão responsáveis pela apresentação em grupo de um tema do seu interesse que aprofunde uma das áreas de intervenção da Psicologia da Educação. Nesta apresentação espera-se que surja o debate sobre o tema abordado e uma reflexão crítica individual e coletiva. Para além das aulas presenciais, orientação tutorial dos trabalhos teórico-práticos a desenvolver pelos estudantes e criação das condições para que estes realizem estudo/trabalho autónomo, incluindo pesquisa, consulta, revisões de literatura e assimilação de conhecimentos. A avaliação incluiu uma portefólio (35%); dinamização de sessões temáticas (30%); um teste escrito (35%).