Disciplina: Desenvolvimento e Intervenção Psicológica

Área Científica:

Psicologia

HORAS CONTACTO:

56 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Ter conhecimentos aprofundados sobre questões actuais do desenvolvimento psicológico ao longo do ciclo de vida, suas implicações e possíveis aplicações para a prática psicológica em diferentes contextos educativos.
2 - Conhecer estratégias de promoção e intervenção no bem-estar e desenvolvimento humano.
3 - Ser capaz de analisar de forma fundamentada e crítica uma situação ou caso prático relacionado com as diferentes etapas do desenvolvimento consideradas e apresentar propostas de intervenção adequadas.
4 - Saber elaborar, expor e promover uma reflexão crítica de temas relacionados com os conteúdos desenvolvidos.

Conteúdos / Programa:

1 - O desenvolvimento humano: processos, contextos e trajetórias. Questões teóricas e implicações em contexto educativo.
2 - O processo de resiliência e o desenvolvimento humano. Questões teóricas, implicações e práticas.
3 - As relações de vinculação ao longo do desenvolvimento. Questões teóricas e implicações.
4 - O contexto familiar e os processos do desenvolvimento e socialização. O ciclo vital da família: desafios e potencialidades.
5 - A parentalidade. Modelos teóricos e programas de intervenção.
6 - A relação escola-família. Modelos teóricos e programas de intervenção.
7 - A construção da identidade de género. Compreensão e desafios.
8 - A intervenção sistémica em contextos educativos. Questões teóricas, implicações e práticas.

Bibliografia / Fontes de Informação:

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Beja, M.J., & Pestana, S. , 2010 , Famílias de acolhimento: O desafio da separação. , Mosaico
Beja, M.J., & Relvas, A. P. , 2009 , A relação entre a escola e a família no discurso dos professores. , Mosaico
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Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Nas aulas teórico-praticas recorrer-se-á à exposição teórica e à realização de actividades que impliquem a participação activa dos alunos, tais como, análise de textos e/ou vídeos, seguidos de reflexão e debate. Nos seminários os alunos serão responsáveis pela apresentação de um trabalho de grupo, e a promoção da discussão e reflexão crítica. A avaliação engloba a realização de um teste individual escrito (50%), a realização de um trabalho de grupo, sua apresentação e discussão oral (50%).