Disciplina: Sensores em Fibra Óptica

Área Científica:

Instrumentação

HORAS CONTACTO:

32 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Os sensores de fibra óptica são muito atractivos devido à utilização da luz para medição de parâmetros físicos e químicos. Comparativamente aos sensores convencionais, os sensores de fibra óptica apresentam uma maior sensibilidade, gama dinâmica e resolução, permitindo assim detectar pequenas variações do parâmetro de interesse. Esta unidade curricular pretende aprofundar os conhecimentos na área dos sensores de fibra óptica destinados à medição de parâmetros físicos ou químicos. Neste contexto, serão propostos dois trabalhos: um de simulação para determinar teoricamente o comportamento de uma determinada cabeça sensora; e outro de carácter experimental para implementação da referida cabeça sensora.

Conteúdos / Programa:

1 - Sensores de fibra ótica de variação de intensidade, de interferometria, de polarimetria e de comprimento de onda: arquiteturas e tecnologias.
2 - Sensores de fibra ótica de variação de intensidade, de interferometria, de polarimetria e de comprimento de onda: arquiteturas e tecnologias.
3 - Sensores de fibra ótica para deteção de parâmetros químicos: oxigénio, dióxido de carbono, metano e outros gases.
4 - Sensores de fibra ótica químicos baseados na absorção, índice de refração, fluorescência e assinatura espetral.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Shizhuo Yin, Paul B. Ruffin, Francis T. S. Yu , 2008 , Fiber Optic Sensors , CRC Press, Taylor and Francis Press
José Miguel López-Higuera , 2002 , Handbook of Optical Fibre Sensing Technology , Wiley
B. T. Meggitt , 2000 , Optical Fiber Sensor Technology , Springer

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Relatório: O relatório é avaliado por apresentação e discussão. Permite ao aluno desenvolver competências de pesquisa, de escrita, de apresentação e de comunicação oral. Projeto: O trabalho de projeto é focado no trabalho de investigação proposto. Os alunos têm que elaborar um relatório e fazer uma apresentação do tipo seminário.