Disciplina: Aplicações de Sistemas Embebidos

Área Científica:

Automação

HORAS CONTACTO:

32 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Pretende-se que os alunos sejam capazes de desenvolver sistemas embebidos, desde sistemas de baixo custo/complexidade até sistemas baseados em microcomputadores com a RaspberryPI ou o OLinuXino.
2 - Compreensão dos conceitos fundamentais sobre micro-controladores e sistemas electrónicos, e dos protocolos de comunicação (UART, I2C, SPI, Ethernet, USB,...).
3 - Estudar as técnicas de programação dos dispositivos (em C, python,...), e algumas formas de efectuar o debugging dos sistemas, sendo dada particular atenção à interação dos sistemas com os utilizadores.

Conteúdos / Programa:

1 - Introdução geral aos sistemas embebidos
2 - Familias de microcontroladores
3 - Protocolos e periféricos
4 - Programação
5 - Prototipagem e debugging
6 - Sistemas comerciais de baixo custo/complexidade
7 - Sistemas de elevada performance

Bibliografia / Fontes de Informação:

Tom Igoe , 2011 , Making Things Talk: Using Sensors, Networks, and Arduino to see, hear, and feel your world , Make
John Catsoulis , 2005 , Designing Embedded Hardware , O'Reilly Media
Arnold S. Berger , 2001 , Embedded Systems Design: An Introduction to Processes, Tools and Techniques , CMP Books
Jack Ganssle , 2008 , The Art of Designing Embedded Systems , Newnes

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Considerando que ao nível de um 3º ciclo de formação universitária o trabalho dos alunos deve ser essencialmente autónomo, e tendo ainda em conta o naturalmente reduzido número de alunos, foi definido um modelo de funcionamento baseado na apresentação aos alunos, de forma faseada, dos temas a serem por eles explorados. Após algum período de trabalho autónomo, os alunos devem elaborar dois projetos (um com um dispositivo de recursos mais limitados e outro com um dispositivo de performance superior), e entregar no final um relatório sobre todos os temas abordados na disciplina e com o seu enquadramento nos projetos. A avaliação baseia-se nas apresentações dos projetos e no relatório final , não estando prevista a avaliação baseada em tradicionais provas de aferição dos conhecimentos.