Disciplina: Gestão Agrícola e Marketing
Área Científica:
Gestão e Administração
HORAS CONTACTO:
63 Horas
NÚMERO DE ECTS:
5 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
A UC pretende dotar os alunos de noções gerais de Gestão e Marketing de uma exploração ou empresa agrícola, através de aulas teórico-práticas onde o objectivo final é a realização de um Plano de Negócios/Criação de uma empresa, partindo de uma ideia do próprio aluno. São abordados conceitos clássicos de Gestão, Comunicação e Marketing e exploradas ferramentas financeiras para análises de rentabilidade.
Conhecer e identificar os tipos de mercado, as funções das marcas e as formas de interacção com o consumidor. Compreender as cadeias de distribuição dos produtos e obter conhecimentos sobre merchandising.
São também efectuadas saídas de campo para potenciar o contacto em primeira mão com empreendedores do sector.
Conteúdos / Programa:
O empresário agrícola: etapas e processo de um Plano de Negócios, visita a produtores e outros agro-negócios
O Plano de Marketing: o Marketing Mix e suas ferramentas estratégicas.
Bibliografia / Fontes de Informação:
Mello, L. Q., Coelho, J. C. and Neto, M.C (2004) Gestão da Empresa Agrícola no Século XXI - Manual 1- Marketing dos Produtos AgroPecuários, 1st edition, Associação dos Jovens Agricultores de Portugal.
Silva, L. M., Capitão, C.M., Veiga, I.A. and Noéme, C. (2009) Inovação e Tecnologia na Formação Agrícola - Inovação e Criação de Novos Negócios, 1st edition, Associação dos Jovens Agricultores de Portugal.
Mello, L. Q. and Marreiros, C.G. (2009) Inovação e Tecnologia na Formação Agrícola - Marketing de Produtos Agrícolas, 1st edition, Associação dos Jovens Agricultores de Portugal.
Métodos e Critérios de Avaliação:
Modelo de Avaliação A, de acordo com Regulamento de Avaliação da Aprendizagem dos Alunos da UMa
50% Trabalho Prático
50% Teste Individual
Nota mínima 10