Disciplina: Gestão Agrícola e Marketing

Área Científica:

Gestão e Administração

HORAS CONTACTO:

63 Horas

NÚMERO DE ECTS:

5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

A UC pretende dotar os alunos de noções gerais de Gestão e Marketing de uma exploração ou empresa agrícola, através de aulas teórico-práticas onde o objectivo final é a realização de um Plano de Negócios/Criação de uma empresa, partindo de uma ideia do próprio aluno. São abordados conceitos clássicos de Gestão, Comunicação e Marketing e exploradas ferramentas financeiras para análises de rentabilidade.

Conhecer e identificar os tipos de mercado, as funções das marcas e as formas de interacção com o consumidor. Compreender as cadeias de distribuição dos produtos e obter conhecimentos sobre merchandising.

São também efectuadas saídas de campo para potenciar o contacto em primeira mão com empreendedores do sector.

Conteúdos / Programa:

O empresário agrícola: etapas e processo de um Plano de Negócios, visita a produtores e outros agro-negócios 

O Plano de Marketing: o Marketing Mix e suas ferramentas estratégicas.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Mello, L. Q., Coelho, J. C. and Neto, M.C (2004) Gestão da Empresa Agrícola no Século XXI - Manual 1- Marketing dos Produtos Agro­Pecuários, 1st edition, Associação dos Jovens Agricultores de Portugal.

 

Silva, L. M., Capitão, C.M., Veiga, I.A. and Noéme, C. (2009) Inovação e Tecnologia na Formação Agrícola - Inovação e Criação de Novos Negócios, 1st edition, Associação dos Jovens Agricultores de Portugal.

 

Mello, L. Q. and Marreiros, C.G. (2009) Inovação e Tecnologia na Formação Agrícola - Marketing de Produtos Agrícolas, 1st edition, Associação dos Jovens Agricultores de Portugal.

 

www.ipamei.pt

 

www.rs4e.pt

 

https://startupmadeira.eu/

Métodos e Critérios de Avaliação:

Modelo de Avaliação A, de acordo com Regulamento de Avaliação da Aprendizagem dos Alunos da UMa

50% Trabalho Prático

50% Teste Individual

Nota mínima 10