Disciplina: Qualidade e Certificação em Agricultura Biológica

Área Científica:

Indústrias Alimentares

HORAS CONTACTO:

50 Horas

NÚMERO DE ECTS:

4 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

Conhecer os sistemas inerentes aos modos de produção e qualidade alimentar, bem como sistema de certificação biológicos.

Identificar as estruturas que integram, coordenam e desenvolvem metodologias de qualidade e conceitos na produção agrícola.

Conhecer as normas de qualidade, bem como as principais regras e legislações aplicáveis ao MPB.

Desenvolver capacidades para reflectir sobre os conhecimentos adquiridos e valorizar sua aplicação à agricultura biológica.

Desenvolver capacidades para interpretar, avaliar, decidir e intervir responsavelmente em situações relacionadas com a futura actividade profissional.

Desenvolver e demonstrar iniciativa, autonomia e hábitos de trabalho.

Conteúdos / Programa:

Qualidade e segurança alimentar: conceito de qualidade.

O Sistema Português de Qualidade: organismos, normas, sistemas, código de boas práticas agrícolas.

Normalização de acordo com a legislação em vigor: calibragem, acondicionamento, etiquetagem/rotulagem,armazenamento.

Rastreabilidade e segurança alimentar: conceitos, noções, tipos, garantias.

Certificação de culturas e produtos agrícolas: definição; siglas.

Etapas para a certificação: Pedido de certificação, legislação aplicável, controlo e certificação, acções de controlo de produtos agrícolas obtidos em protecção integrada e seus derivados.

Sistema HACCP: Introdução à aplicação do APCPC ‐ Análise de Perigos e Controlo dos Pontos Críticos; princípios, conceitos, regulamentação, etapas, estudos de caso (pré‐colheita, colheita e pós‐colheita).

Bibliografia / Fontes de Informação:

As bases da Agricultura Biológica. Tomo I, Produção Vegetal (2012). Jorge Ferreira (coordenador). EDIBIO edições Lda, 2a Edição, 504p.

Regulamentação Nacional e Comunitária para Modo de Produção Biológico: http://www.dgadr.mamaot.pt/sustentavel/modo-de-producao-biologico

Código de Boas Práticas Agrícolas: Dias, J. C. Soveral (1997). http://www.drapn.min-agricultura.pt/drapn/conteudos/zv/CodigoBPA.pdf

Métodos e Critérios de Avaliação:

1. Apreciação qualitativa do desempenho individual e colectivo.

2. Avaliação sumativa:
2.1. Assiduidade e participação: 10%
2.2. Teste escrito: 20%

2.3. Trabalho escrito (relatórios práticos): 30%
2.4. Avaliação teórico-prática (trabalho escrito e apresentação oral): 40%

3. Recurso: caso o aluno não obtenha a nota mínima de 10 na soma das duas componentes teórica e prática na época normal, terá a hipótese de recuperar 100% da nota em exame de recurso. Se não tiver obtido aprovação apenas na componente teórica, o exame será apenas de natureza teórica. Se não tiver obtido aprovação apenas na componente prática, o exame (escrito) será apenas de natureza prática. Se não tiver obtido aprovação em nenhuma das componentes, o exame de recurso terá ambos os componentes.