Disciplina: Estágio 

Área Científica:

Produção Agrícola e Animal

HORAS CONTACTO:

840 Horas

NÚMERO DE ECTS:

30 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Aplicar os conhecimentos e competências adquiridos a situações práticas e problemas abstratos, demonstrando aptidões, atitudes, autonomia e responsabilidade, em contexto de trabalho, quando confrontados com problemas relativos à sua atividade profissional.
2 - Demonstrar o domínio das técnicas e a capacidade para aplicá-las em contextos de produção e de transformação dos produtos agrícolas em modo de produção biológica.
3 - Delinear, implementar e executar planos de actividade em explorações agrícolas ou outras entidades que adoptem os procedimentos específicos do modo de produção biológico.
4 - Demonstrar aptidões e atitudes necessárias à sua integração nas explorações e entidades de acolhimento.

Conteúdos / Programa:

1 - Elaboração do plano de trabalho do estágio, em coordenação com o tutor da entidade de acolhimento.
2 - Implementação e acompanhamento das actividades do plano de estágio.
3 - Análise e discussão conjunta da execução das actividades do plano de trabalho e delineamento de eventuais ajustamentos ao plano inicial.
4 - Desenvolvimento da necessidade de compreender e fundamentar as tarefas e trabalhos atribuídos, durante estágio, com recurso tutorias e reuniões de avaliação.
5 - Pesquisa bibliográfica e análise de conteúdos relacionados com o tema do estágio e o Modo de Produção biológico.
6 - Elaboração do relatório de estágio, sob supervisionamento e orientação do tutor e orientador.
7 - Exploração e avaliação da aplicação dos conhecimentos, as aptidões e as atitudes adquiridas pelo estagiário, em contexto de trabalho da entidade de acolhimento.
8 - Avaliação da formação realizada, em contexto de trabalho, através da discussão do relatório de estágio.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Ferreira, J. , 2012 , As Bases da Agricultura Biológica. Produção Vegetal. Vol 1. , EdiBio
vários , Bibliografia específica ao curso em questão ,

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
As metodologias utilizadas envolvem a: realização de tarefas práticas ou aplicadas; experimentação e desenvolvimento de soluções para problemas específicos do MPB; pesquisa e análise de conteúdos bibliográficos relacionados, e elaboração do relatório final. O desempenho do estagiário é avaliado pelo orientador, após auscultação do tutor, de acordo com os seguintes critérios: a) assiduidade; b) observação das normas e regras da entidade de acolhimento; c) empenho na execução das tarefas atribuídas; d) execução do plano de estágio definido; e) capacidades e aptidões demonstradas na implementação do plano e execução das tarefas; f) capacidade para mobilizar conhecimentos e aptidões adquiridos; g) qualidade do relatório; h) fundamentação teórica das actividades; i) discussão dos conteúdos do relatório. O estagiário será avaliado nas componentes: prática, 50% do peso da nota final (25% definidas pelo tutor e 25% pelo orientador); relatório e apresentação, 50% do peso na nota final.