Disciplina: Marketing Digital

Área Científica:

Marketing e Publicidade

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Conhecer e compreender os principais conceitos de marketing digital;
2 - Compreender e enquadrar as principais tendências do marketing digital em geral e no setor turístico;
3 - Compreender as diferentes técnicas, abordagens e métodos para o desenvolvimento de estratégias de marketing digital;
4 - Demonstrar a importância da presença, manutenção e monitorização de informação nos diferentes formatos de comunicação digital;
5 - Desenvolver e implementar estratégias de marketing digital;
6 - Utilizar ferramentas digitais (ex: ads, SEO, paid search ads, organic social media, social media ads, etc) de forma eficaz na estratégia de marketing e comunicação;
7 - Criar ações de marketing digital e avaliar a eficácia das técnicas utilizadas;
8 - Elaborar um plano estratégico.

Conteúdos / Programa:

1 - Conceitos e tendências de marketing digital
2 - Novos modelos para o marketing na economia digital
2.1 - O novo caminho do consumidor
2.2 - Métricas de produtividade do marketing
2.3 - Search Engine Marketing
2.4 - As melhores práticas no setor do turismo
3 - Ações e táticas de marketing na economia digital
3.1 - Atração da marca
3.2 - Marketing de conteúdo
3.3 - Canais online e planeamento de campanhas digitais
4 - Engagement Marketing
5 - Social Media Marketing
6 - Vídeo Marketing
7 - Análise e monitorização
8 - Plano de Marketing Digital

Bibliografia / Fontes de Informação:

Chaffey, D. & Ellis-Chadwick, F. , 2012 , Digital Marketing: Strategy, Implementation and Practice (5th ed.) , Pearson Education Limited
Ascensão, C. , 2010 , Google Marketing, A mais poderosa arma para atingir os seus clientes , Edições Sílabo
Carrera, F. , 2014 , Marketing Digital na Versão 2.0, o que não pode ignorar (3ª ed.) , Edições Sílabo
Chaffey, D.; Smith, P. R. , 2013 , E-marketing Excellence - Planning and Optimizing your Digital Marketing (4th ed.) , Routledge
Kotler, P., Setiawan, I. & Kartajaya, H. , 2017 , Marketing 4.0: mudança do tradicional para o digital , Actual Editora
Marques, V. , 2015 , Marketing Digital 360 , Actual Editora
Qualman, E. , 2013 , Socialnomics: How Social Media Transforms the Way We Live and Do Business (2nd ed.). , Hoboken, N.J., Wiley
Stokes, R. , 2011 , eMarketing: the essential guide to online marketing (4th ed.) , Quirk (Pty) Ltd

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
De acordo com o previsto para os Cursos Técnicos Superiores Profissionais. Recursos didáticos: Exposição dos conceitos e conteúdos programáticos através de material próprio elaborado pelo docente, estudos de caso e artigos, incentivando o debate e apresentações em aula.