Disciplina: Empreendedorismo

Área Científica:

Gestão e Administração

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Compreender a evolução do empreendedorismo como área de investigação.
2 - Caracterizar o empreendedor; avaliar a importância do ambiente empreendedor.
3 - Caracterizar a atividade empreendedora em Portugal.
4 - Compreender os vários elementos que compõem o processo empreendedor.
5 - Incentivar o aluno na procura, identificação e avaliação de oportunidades de negócio.
6 - Desenvolver competências na análise e interpretação de casos de estudos de empreendedorismo no setor do turismo.
7 - Desenvolver competências na elaboração e apresentação de um plano de negócios.

Conteúdos / Programa:

1 - Empreendedorismo.
2 - O Empreendedor.
3 - Atividade Empreendedora.
4 - Processo Empreendedor.
5 - Mitos em Empreendedorismo.
6 - Empreendedorismo e Inovação.
7 - Oportunidade de negócio.
8 - Como estruturar uma ideia de negócio: The Business Model Canvas.
9 - Exercícios práticos sobre empreendedorismo.
9.1 - Casos de estudo de empreendedorismo no setor do turismo.
9.2 - Elaboração e apresentação de um plano de negócio.

Bibliografia / Fontes de Informação:

., Ramalho, J.; Carvalho, C.; Parreira, P.; Leite, E. & Salgueiro-Oliveira, A. , 2021 , Entrepreneurship in higher education: the key role of self-efficacy , s. ed.
Leite, E. et al. , 2017 , Decisões de Investimento , Ponte editora
Nielsen, S., Klyver, K.,Evald, M. and Bager, T. , 2012 , Entrepreneurship in Theory and Practice: Paradoxes in play , Cheltenham: Edward Elgar University of Southern Denmark
Osterwalder, A. and Pigneur, Y. , 2010 , Business Model Canvas , New Jersey: John Wiley and Sons
Sarkar, S. , 2014 , Empreendedorismo e Inovação , Lisboa: Escolar Editora

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20) Visa-se a aquisição e a aplicação os conhecimentos previstos nos objetivos e conteúdos programáticos. A avaliação da Unidade Curricular inclui a realização de uma frequência com um peso de 50% e de um trabalho com um peso de 50% na classificação da Unidade Curricular. Ambos os elementos podem ser recuperados em época de recurso. O trabalhadores estudantes podem recuperar 100% da classificação final no exame de época de recurso ou na época especial.