Disciplina: Design e Comunicação

Área Científica:

Design

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Correspondendo à primeira abordagem à linguagem e processos de Design, entende-se que seja uma disciplina de caráter propedêutico onde mais do que inserir uma lógica projetual, se propõem exercícios que abordem de forma diacrónica a disciplina. Pretende-se:
2 - Que os alunos explorem de uma forma orientada os diversos suportes comunicacionais contemporâneos
3 - Sensibilizar para o estudo e interpretação dos signos visuais, dos elementos estruturais de uma composição gráfica, e permitir a exploração de técnicas plásticas diversas capazes de construir uma narrativa visual
4 - Sensibilizar para a valorização do processo criativo e introduzir, através dos exercícios propostos, primeiras abordagens à metodologia projetual e linguagem dos Designers
5 - Capacitar para identificar o valor simbólico, estético, funcional e formal dos artefatos, reconhecendo-lhes um valor semiótico
6 - Sensibilizar para as questões do confronto entre a comunicação/apresentação oral das propostas e da solução final com a sua audiência

Conteúdos / Programa:

1 - Abordagem aos vários aspetos de uma gramática compositiva e comunicativa.
2 - Aspectos de composição gráfica como: o equilíbrio, a relação de imagem e texto, estruturas gráficas múltiplas e simples, hierarquização de conteúdos e mensagens.
3 - Introdução à retórica visual, considerando as figuras de estilo como recursos estratégicos numa construção de um discurso visual.
4 - A poesia visual.
5 - Introdução às Artes finais e aspetos práticos de impressão e de aplicação em suportes digitais, relação de suportes e meios de reprodução.
6 - Abordagem às novas linguagens estético-formais da comunicação gráfica. Introdução a softwares específicos de apoio à concepção

Bibliografia / Fontes de Informação:

AAVV , 2014 , Situated Design Methods , The MITPress
FLETCHER, A. , 2001 , The Art of Looking Sideways , Phaidon Press. London
LORENZ, C. , 1991 , A Dimensão do Design , ed. CPD, Lisboa
MARGOLIN, V. , 2009 , Design in History; Design Issues: vol 25, no 2, , MIT Press, Massachusets
MUNARI, B. , 1990 , Das Coisas Nascem Coisas , Edições 70, Lisboa
MUNARI, B. , 1981 , Fantasia, Invenção, Criatividade e Imaginação na Comunicação Visual , Presença, Lisboa

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
De acordo com o previsto para os Cursos Técnicos Superiores Profissionais. Recursos Didáticos: - Artigos e websites de referencia no âmbito da comunicação e design digital; - Material multimédia elaborado pelo docente, com conteúdos teóricos e casos de estudo para analise e exemplos que contribuam para a construção de uma cultura visual;