Disciplina: Estágio

Área Científica:

Marketing e Publicidade

HORAS CONTACTO:

768 Horas

NÚMERO DE ECTS:

30 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Aplicar os conhecimentos transversais adquiridos durante o curso;
2 - Aplicar os conhecimentos no planeamento de estratégias e campanhas de marketing digital;
3 - Aplicar os conhecimentos técnicos na implementação de estratégias de marketing digital;
4 - Aplicar os conhecimentos técnicos na análise e monitorização dos resultados;
5 - Comunicar os conhecimentos adquiridos através da elaboração do relatório de estágio.

Conteúdos / Programa:

1 - Planeamento de estratégias de Marketing Digital;
2 - Desenvolvimento e implementação das estratégias;
3 - Análise e monitorização dos resultados;
4 - Descrição dos trabalhos efetuados e apreciação crítica do mesmo.
4.1 - Adequando a cada empresa (entidade recetora) específica o aluno será inserido nas atividades inerentes ao Marketing Digital no Turismo, sendo as seguintes funções/tarefas elegíveis para a realização de estágio:
4.1.1 - Planeamento, desenvolvimento e execução de plano de marketing digital que inclua estratégias e ações integradas de marketing digital aplicadas ao setor turístico;
4.1.2 - Gestão plataformas digitais, necessárias à implementação de ações de marketing digital na comunicação, distribuição e venda de produtos ou serviços turísticos;
4.1.3 - Análise do comportamento do consumidor;
4.1.4 - Gestão e divulgação da presença digital;
4.1.5 - Otimização de páginas para motores de pesquisa - SEO;
4.1.6 - Gestão de redes sociais;
4.1.7 - Copywriter digital;
4.1.8 - Desenvolvimento de interfaces Mobile;
4.1.9 - Web analytics e análise de resultados de redes sociais;
4.1.10 - Produção e gestão de conteúdos para diferentes canais digitais;
4.1.11 - Gestão de campanhas publicidade online e email marketing;
4.1.12 - Apoio ao desenvolvimento de novos produtos turísticos e a sua promoção em ambiente digital.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Chaffey, D., & Smith, P. , 2013 , Emarketing Excellence (4th ed.) , Routledge
Kotler, P. , 2017 , Marketing 4.0 - Mudança do tradicional para o digital , Actual
Marques, V. , 2015 , Marketing Digital 360 , Actual
Marques, V. , 2016 , Redes Sociais 360 , Actual
Tocquer, G. e Zins, M. , 2004 , Marketing do Turismo (2.ª ed.) , Instituto Piaget. Lisboa

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
As metodologias utilizadas envolvem a: realização de tarefas práticas ou aplicadas; experimentação e desenvolvimento de soluções para problemas específicos; pesquisa e análise de conteúdos bibliográficos relacionados, e elaboração do relatório final. O desempenho do estagiário é avaliado pelo orientador, após auscultação do tutor, de acordo com os seguintes critérios: a) assiduidade; b) observação das normas e regras da entidade de acolhimento; c) empenho na execução das tarefas atribuídas; d) execução do plano de estágio definido; e) capacidades e aptidões demonstradas na implementação do plano e execução das tarefas; f) capacidade para mobilizar conhecimentos e aptidões adquiridos; g) qualidade do relatório; h) fundamentação teórica das atividades; i) discussão dos conteúdos do relatório. O estagiário será avaliado nas componentes: prática, 50% do peso da nota final (25% definidas pelo tutor e 25% pelo orientador); relatório e apresentação, 50% do peso na nota final.