Disciplina: Biogeodiversidade do Arquipélago da Madeira

Área Científica:

Ciências do Ambiente

HORAS CONTACTO:

48 Horas

NÚMERO DE ECTS:

4 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Compreender a importância da biodiversidade para o equilíbrio natural e como garante da prestação de serviços ecológicos;
2 - Compreender os principais conceitos associados à organização e classificação da biodiversidade.
3 - Conhecer o enquadramento fitogeográfico em que o Arquipélago da Madeira se insere.
4 - Conhecer os aspetos principais da biodiversidade do Arquipélago da Madeira, nomeadamente ao nível da sua composição em fauna e flora.
5 - Conhecer as áreas protegidas e classificadas do Arquipélago da Madeira e os estatutos de proteção que se lhe aplicam.
6 - Compreender a origem e estrutura da terra.
7 - Saber identificar os minerais e rochas.
8 - Reconhecer os processos geológicos.
9 - Caraterizar os riscos geológicos.
10 - Refletir sobre estratégias de minimização dos riscos geológicos.
11 - Compreender o processo de formação a geologia do arquipélago da Madeira.
12 - Desenvolver competências de pesquisa como estratégia de formação pessoal e profissional.

Conteúdos / Programa:

1 - Biodiversidade: importância, conceitos e ameaças.
2 - A região biogeográfica da macaronésia.
3 - Os andares fitoclimáticos e as florestas da Madeira.
4 - A fauna terrestre.
5 - A biodiversidade marinha.
6 - As áreas protegidas e classificadas.
7 - Dinâmica da terra, Teoria da tectónica de placas.
8 - Minerais e rochas: o que são; como se formam e sua classificação.
9 - O ciclo das rochas: magmatismo, vulcanismo, meteorização, processos e ambientes sedimentares, metamorfismo.
10 - Deformação das rochas, modelação de relevo.
11 - Riscos geológicos.
12 - Geologia do Arquipélago da Madeira.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Spínola, H. , 2019 , Madeira - Património Natural , Independently published
Spínola, H. , 2000 , Biodiversidade no Arquipélago da Madeira , Edição Câmara Municipal de Machico
Menezes, D.; Freitas, I.; Domingues, M.; Oliveira, P. , 2011 , Madeira Paraíso Natural , Edição Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais- Parque Natural da Madeira.
Press, F.; Siever, R., Grotzinger, J. & Jordan, T.H. , 2003 , Understanding Earth, 4th. ed. , New York: W. H. Freeman & Co
Brum da Silveira, A.; Madeira, J.; Ramalho, R.; Fonseca, P.; Prada, S. , 2010 , Notícia Explicativa da Ilha da Madeira na escala 1:50.000, Folhas A e B. , Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, Governo Regional da Madeira, Região Autónoma da
González de Vallejo, L. I. (coord.) , 2004 , Ingeniería geológica , Pearson, PRENTICE HALL
Hamblin, W.K. & Christiansen, E. H. , 2003 , Earth's dynamic systems, 10th ed. , Prentice Hall, New Jersey

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
As metodologias de ensino escolhidas pretendem implicar ativamente os estudantes nos processos de construção do seu próprio conhecimento. Os conteúdos teóricos serão desenvolvidos durante as aulas teóricas e postos em prática durante as atividades práticas de laboratório e de campo. Esta implicará a planificação, execução e avaliação de atividades laboratoriais e experimentais, envolvendo o aluno na execução de atividades práticas relacionadas com as vivências diárias. A avaliação dos conteúdos teóricos e práticos será feita em cada um dos módulos lecionados (Biodiversidade e geodiversidade), tendo por base uma prova escrita (50%), trabalhos de grupo (40%) e ainda avaliação individual de motivação e participação nas aulas (10%), incluindo o envolvimento e responsabilidade de cada estudante no adequado funcionamento das aulas, no bom uso de material de laboratório, sua limpeza e arrumação.