Disciplina: Comunicação e Relações Interpessoais

Área Científica:

Enquadramento na Organização/Empresa

HORAS CONTACTO:

72 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Conhecer conceitos gerais da comunicação.
2 - Compreender a importância da comunicação no estabelecimento das relações interpessoais em contexto de trabalho.
3 - Compreender a importância de adequar a sua comunicação a diferentes públicos e culturas.
4 - Aplicar técnicas de comunicação na interação com o a pessoa, a família e a comunidade.
5 - Reconhecer a necessidade e a importância de adequar os princípios da comunicação na relação profissional.
6 - Compreender a importância do trabalho em equipa e a sua relação com a qualidade dos serviços e dos cuidados.
7 - Aplicar conhecimentos de comunicação na sua interação em grupo.
8 - Compreender o conflito nas suas vertentes e o seu impacto na sua prestação profissional. Conhecer estratégias de gestão do conflito.

Conteúdos / Programa:

1 - Comunicação: Elementos do processo de comunicação; níveis de comunicação; princípios gerais da comunicação; tipos de comunicação e sua adequação às necessidades identificadas; funções da comunicação; estilos comunicacionais; regras para uma comunicação eficaz.
2 - Importância da comunicação nas relações interpessoais; técnicas de comunicação face a vivências e comportamentos específicos; a comunicação e interculturalidade
3 - Relações interpessoais: tipos de relação; relacionamento interpessoal (pessoa, família, serviços e equipa multidisciplinar); conceitos de grupo; dinâmica de grupo; comunicação no grupo.
4 - Conflito: Visão tradicional versus visão atual do conflito; tipos de conflito; conflito em contexto de trabalho; formas de lidar com o conflito; habilidades para lidar com o conflito; técnicas para a eficaz resolução de divergências.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Direção Geral da Saúde , 2011 , Estrutura Concetual da Classificação Internacional sobre Segurança do Doente. Relatório Técnico Final , Lisboa: DGS
Fachada, M. Odete , 2012 , Psicologia das relações interpessoais , Lisboa: Edições Sílabo
J. Pissarra Esteves , 2016 , Sociologia da comunicação , Lisboa: FCG
Joisen, M. , 2003 , Técnicas de Comunicação Interpessoal , Lisboa: Bertrand
Melo, Maria , 2004 , Comunicar com o Doente , Lisboa: Lusodidata
Rego, Arménio , 2007 , Comunicação pessoal e organizacional ? teoria e prática , Lisboa: Edições Sílabo
Santos, M et al , 2010 , Comunicação em saúde e a segurança do doente: problemas e desafios , Revista Portuguesa de Saúde Pública. 10
Wolf, Mauro , 2006 , Teorias da comunicação , Lisboa: Editorial Presença

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Tipo de Classificacao: Quantitativa (0-20) Avaliação segundo modelo B do regulamento de avaliação da aprendizagem da UMa, nomeadamente em época normal: 1 frequência (50%), 1 trabalho de grupo (50%) A aprovação da unidade curricular implica aprovação em todas as componentes (mínimo 9,5 valores). Há possibilidade de recuperação em época de recurso/melhoria para todas as componentes. A classificação final é expressa na escala de 0 a 20 valores e é da responsabilidade do professor.