Disciplina: Qualidade de Vida e Bem Estar

Área Científica:

Enfermagem

HORAS CONTACTO:

72 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Conhecer conceitos gerais e transversais de saúde e doença numa perspetiva histórica e de interação com o ambiente;
2 - Conhecer os estilos de vida;
3 - Compreender o impacto dos fatores condicionantes da saúde no estado saúde/doença da pessoa/família/comunidade;
4 - Promover a adoção de estilos de vida saudáveis;
5 - Compreender o enquadramento da sua prática profissional nos níveis de prevenção e intervenção social e em saúde.

Conteúdos / Programa:

1 - Conceito de qualidade de vida, saúde e bem-estar;
2 - Qualidade em Saúde - conceito e fatores cooperantes;
3 - Promoção da saúde;
4 - Estilos de vida saudáveis - conceito, adoção e consequências no nível de saúde da pessoa, da família e da comunidade;
5 - Promoção do autocuidado;
6 - Níveis de prevenção em saúde - primária, secundária e terciária.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Fagulha, T., Duarte, M. E., & Miranda, M. J. , 2000 , A ?qualidade de vida?: Uma nova dimensão psicológica? , Psychologica, n.º 25
Gordia, A. P.; Quadros, T., Oliveira, M., & Campos, W. , 2011 , Qualidade de vida: Contexto histórico, definição, avaliação e fatores associados , Revista Brasileira de Qualidade de Vida, n.º 1
Loureiro, I.; Miranda N. , 2010 , Promover a Saúde: dos fundamentos à Ação. , Coimbra: Almedina
Pinto, T. C. , 2004 , Qualidade de Vida. Reflexões e debates em torno de um conceito? , Cidades. Comunidades e Territórios n. º 9
Ribeiro, J.P. , 2012 , Felicidade, bem-estar, qualidade de vida e saúde , Psicologia na actualidade, n. 8
Seidl, E.M.F; Zannon, C.M.LC. , 2004 , Qualidade de vida e saúde: aspectos conceituais e metodológicos. , Cadernos de Saúde Pública , 20(2):580-588

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20) Avaliação segundo modelo B do regulamento de avaliação da aprendizagem da UMa, nomeadamente em época normal: 1 frequência (50%), 1 trabalho de grupo (50%) A aprovação da unidade curricular implica aprovação em todas as componentes (mínimo 9,5 valores). Há possibilidade de recuperação em época de recurso/melhoria para todas as componentes. A classificação final é expressa na escala de 0 a 20 valores e é da responsabilidade do professor.