Disciplina: Fundamentos de Laboratório
Área Científica:
Química
HORAS CONTACTO:
66 Horas
NÚMERO DE ECTS:
5 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
                                         1 - Adquirir, consolidar e aprofundar os conhecimentos fundamentais de laboratório, com o fim compreender e realizar os procedimentos e tarefas básicas num ambiente laboratorial.
 2 - Aprender e aplicar as regras de funcionamento e segurança do laboratório.
 3 - Conhecer e compreender como operar, utilizar e manter equipamentos e materiais de laboratório.
 4 - Apreender a manusear reagentes, preparar soluções, utilizar padrões, preparar e manusear amostras, compreendendo a importância destas operações no contexto da futura actividade profissional e industrial.
 5 - Compreender e realizar trabalhos com soluções: conhecer unidades de concentração; preparar soluções; fazer cálculos de previsão; avaliar a necessidade de padronização
                                    
Conteúdos / Programa:
 0 - Componente teórica-prática para leccionação de conteúdos teóricos sobre o trabalho laboratorial na área das tecnologias agroalimentares. Total de 36 horas
 1.1 - Noções fundamentais de química laboratorial. Elementos químicos Comportamento dos elementos químicos: ácido, base, iónico. Tabela periódica de Mendeleiev. Classificação dos elementos químicos e as suas propriedades. Composição química de matrizes biológicas. Água, pH, equilíbrios iónicos. Moléculas e ligações moleculares.
 1.2 - Estrutura, organização e segurança laboratorial. Zonas de trabalho laboratorial. Armazenamento de materiais. Fluxo de tráfego. Equipamento de segurança. Armazenamento de reagentes. Gestão de resíduos. Preparação para emergências. Segurança elétrica. documentação.
 1.3 - Equipamento laboratorial. Hottes. Centrífugas. Balanças. Banhos. Agitadores. Medidores de pH. Tituladores. Pipetas. Espectrofotómetros.
 1.4 - Materiais de laboratório. Vidraria. Plásticos. Metais. Porcelana. Acessórios e materiais descartáveis.
 1.5 - Manuseamento de químicos e segurança. Ventilação adequada. Rotulagem, identificação e manipulação cautelosa.
 1.6 - Desenho experimental. Identificação de variáveis. Seleção de amostras. Alocação aleatória. Manipulação de variáveis independentes. Replicação.
 1.7 - Técnicas laboratoriais. Pesagem. Medição de volumes. Titulação. Destilação. Extração. Cromatografia. Filtração. Centrifugação. Precipitação e medição de pH.
 1.8 - Cadernos de laboratório e documentação. Medições e análise de dados. Coleta de dados: precisão e exatidão; unidades de medida. Análise estatística. Representação gráfica. Interpretação dos dados. Propagação de erros. Teste de hipóteses. Relatórios e artigos científicos. Software. Validação de métodos. Revisão por pares.
 1.9 - Controlo de qualidade e validação. Estabelecimento de padrões. Controle de amostragem. Calibração de equipamentos. Controle de processo e relatórios de validação. Resolução de problemas.
 1.10 - Considerações éticas. Biossegurança. Preservação do meio ambiente. Uso responsável de recursos. Integridade científica. Acesso aberto e partilha de resultados.
 2.0 - Actividades práticas-laboratoriais, componente Laboratorial. Total de 20 horas
 2.1 - Demonstração de equipamentos de laboratório, materiais e reagentes.
 2.2 - Demonstração de equipamentos de segurança laboratorial.
 2.3 - Técnicas de medição utilizando balanças de precisão e analítica, pipetas, provetas e termómetros.
 2.4 - Preparação de soluções de diferentes concentrações, soluções padrão, soluções ácido e base e soluções de extração e purificação de compostos.
 2.5 - Introdução às técnicas de destilação simples e fracionada, filtração e separação de misturas homogéneas e heterogéneas.
 2.6 - Titulações ácido-base utilizando indicadores.
 2.7 - Introdução às técnicas de produção de extratos e purificação de compostos.
 2.8 - Aplicação de técnicas de espectrofotometria para construção de retas de calibração e quantificações in vitro de extratos e compostos químicos.
 2.9 - Realização de caderno de laboratório e relatório científico.
 3.0 - Actividades práticas de trabalho no terreno. Total de 10 horas
 3.1 - Visita a Estudo caso
Bibliografia / Fontes de Informação:
                                         Chang, R., Goldsby, K. A. , 2013 , Química, , McGraw-Hill (2013).
 Atkins, P., Laverman, L., Jones; L. , 2012 , Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente, , Bookman
 Bursten, B. E., Murphy, C., Stoltzfus, M. E., Brown, T.E., Lemay, H. E., Woodward, P. , 2005 , Chemistry: The Central Science, Global Edition, , Prentice-Hall
 M. Simões, J. A., Castanho, M. A. R. B, I. M. S., Lampreia, M. M. P., C. A., Nieto de Castro, M. T., Pamplona, F. J. V. S. , 2017 , Guia do Laboratório de Química e Bioquímica, , Lidel
 Anastácio Feitosa, E.M., Barbosa, F.G.,Sampaio Forte, C.M., , 2016 , Química geral I , EdUECE
 vários , http://www.periodicvideos.com. , 
 vários , https://www.tdwscience.com/videos. , 
 vários , https://www.acs.org/content/acs/en/education/resources/highschool/chemmatters/videos.h tml. , 
 vários , https://www.acs.org/content/acs/en/pressroom/reactions.html. , 
 vários , https://www.brightstorm.com/science/chemistry/ , 
                                    
Métodos e Critérios de Avaliação:
                                        Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
Visa-se a aquisição e a aplicação os conhecimentos previstos nos objetivos e conteúdos programáticos. através de uma metodologia activa e interdisciplinar. O estudante deverá apreender os conceitos básicos e saber relacioná-los entre si, procedendo ainda ao seu reforço, através da aprendizagem aplicada com recursos as ferramentas disponíveis e visitas de estudo a situações concretas da futura actividade profissional. Para atingir os objectivos e executar os conteúdos programáticos as horas de contacto da UC estão programadas da seguinte forma:  Ensino téorico-prático: 36 horas;  Ensino prático e laboratorial: 20 horas;  e Trabalho de campo: 10 horas.  A avaliação incluirá vários momentos de avaliação aplicados às componentes teórico-prática, práticas laboratoriais e trabalho de campo (p.e. frequências, trabalhos e relatórios), qualquer dos elementos não poderá exceder a ponderação de 50%, os elementos teórico-práticos poderão ser recuperados em recurso.
                                    
 
                