Disciplina: Projeto

Área Científica:

Produção Agrícola e Animal

HORAS CONTACTO:

100 Horas

NÚMERO DE ECTS:

8 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Adquirir uma visão global dos processos no âmbito do sistema agroalimentar.
2 - Compreender a importância dos recursos autóctones e a sua valorização para o desenvolvimento da bioeconomia.
3 - Conhecer os desafios e oportunidades da inovação, utilizando produtos agroalimentares ou recursos de produção agrícola e animais local.
4 - Conhecer metodologias para extração e transformação de compostos, e compreender os seus benefícios para o consumidor.
5 - Mobilizar corretamente os conhecimentos adquiridos, durante o curso.
6 - Desenvolver capacidades para interpretar, avaliar, decidir e intervir responsavelmente em situações relacionadas com a futura atividade profissional.
7 - Desenvolver e demonstrar iniciativa, autonomia e hábitos de trabalho.

Conteúdos / Programa:

1 - Seminários sobre projetos agroalimentares relacionados com a produção agrícola e animal, ou valorização de recursos e bioeconomia.
1.1 - Breve abordagem dos biorecursos e produtos agroalimentares (animais, frutos, hortícolas, algas etc.) produzidos ou coletados localmente.
1.2 - Breve abordagem sobre características bioquímicas, nutricionais e reológicas dos recursos genéticos com elevado alto teor nutricional e biofuncional.
1.3 - Conceito de alimentos biofuncionais e gourmet, entre outros. Exemplos práticos sobre recursos genéticos regionais com aplicação gourmet.
1.4 - O aproveitamento e transformação de produtos agrícolas e subprodutos, e seu impacto na bioeconomia.
1.5 - Desafios e oportunidades dos produtos agrícolas e animais regionais na indústria gourmet.
1.6 - Desenvolvimento de novos produtos. Relação matéria-prima produto-final. Implementação e descrição de projectos. Perspectivas de transformação de produtos subvalorizados em novos produtos agroalimentares.
2. - Atividades aplicadas desenvolvidas em contexto laboratorial ou de produção para aplicação dos conhecimentos e desenvolvimento de competências de saber fazer relacionadas com os tópicos da UC.
2.1 - Produção, transformação, avaliação da qualidade e nível de aceitação dos produtos, extractos e componentes funcionais de alguns alimentos e recursos locais.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Newton, D.E. , 2007 , Food Chemistry. Facts On File. , Sem informação
Chichester, C.O. , 1982 , Advances in food research , Academic Press
Hui, Y.H. , 2007 , Handbook of Food Products Manufacturing , Wiley
Hurst, W.J. , 2008 , Methods of Analysis for Functional Foods and Nutraceuticals , CRCPress

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Visa-se a aquisição e a aplicação os conhecimentos previstos nos objetivos e conteúdos programáticos. através de uma metodologia activa e interdisciplinar. O estudante deverá apreender os conceitos básicos e saber relacioná-los entre si, procedendo ainda ao seu reforço, através da aprendizagem aplicada com recursos as ferramentas disponíveis. A avaliação incluirá vários momentos de avaliação aplicados às componentes teórico-prática, práticas laboratoriais e trabalho de campo (p.e. frequências, trabalhos e relatórios), qualquer dos elementos não poderá exceder a ponderação de 50%. os elementos teórico-práticos poderão ser recuperados em recurso.