Disciplina: Informática e análise de dados

Área Científica:

Informática na Ótica do Utilizador

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Conhecer as ferramentas informáticas mais utilizadas no processamento de dados e informação com ênfase nas suas funcionalidades e áreas de aplicação;
2 - Conhecer especificamente as principais características e potencialidades do Microsoft Word e Microsoft Excel nas suas múltiplas funções;
3 - Conhecer serviços de colaboração Web que disponibilizam ambientes para a realização de reuniões à distância;
4 - Familiarizar os alunos com os conceitos inerentes à Análise de Dados;
5 - Adquirir competências no âmbito do tratamento de dados analíticos;
6 - Escolha de métodos e técnicas de trabalho;
7 - Evidenciar as técnicas estatísticas adequadas para apoio ao processo de decisão.

Conteúdos / Programa:

1 - Serviços de colaboração Web: Plataformas Colibri; Microsoft Teams;
1.1 - Conceitos básicos das plataformas;
1.2 - Criar/realizar reuniões à distância; sessões de videoconferências com participantes de múltiplas instituições;
2 - Introdução ao Processamento de Texto; Ferramentas básicas de processamento de Texto -Microsoft Word;
2.1 - Inserção de campos, cabeçalhos, rodapés, legendas, marcadores e índices;
2.2 - Cartas e mailings, macro's: automatização de tarefas e criação de bases de dados para a criação de listas de mailings;
2.3 - Proteção de documentos;
2.4 - Partilha de informação entre aplicações.
3 - Introdução à Folha de Cálculo;
3.1 - Potencialidades, estrutura e ambiente de trabalho do programa de folha de cálculo Microsoft Excel;
3.2 - Tarefas básicas na folha de cálculo;
3.3 - Operações com folhas de trabalho;
3.4 - Introdução de fórmulas simples na folha de cálculo;
3.5 - Funções de que dispõe o Excel;
3.6 - Criação e edição de macros de comandos;
3.7 - Elaboração e manipulação de gráficos;
3.8 - Elaboração e manipulação de listas ou tabelas de dados;
3.9 - Elaboração e manipulação de tabelas e gráficos dinâmicos;
3.10 - Integração de tabelas e gráficos elaborados na folha de cálculo no processador de texto.
4 - Amostragem e respetiva caracterização: estatísticas e medidas de tendência central e de dispersão; Representações gráficas;
5 - Tomada de decisão em função dos dados observados: Os vários testes de hipótese; Definição de hipóteses (exemplo: comparar dois métodos (ou dois operadores)); Identificação das estatísticas de teste e da sua distribuição; Definição da regra de decisão com especificação do nível de significância do teste; Cálculo da estatística de teste e tomada de decisão; Tipos de erro;
6 - Comparação entre parâmetros de mais do que duas populações: Análise de variância, Hipóteses subjacentes; interpretação dos resultados;
7 - Regressão linear simples: Gráfico de dispersão e sua interpretação. Modelo de regressão linear simples. Definição e interpretação do coeficiente de correlação linear. Estimativa do valor da variável dependente a partir dum valor assumido pela variável independente. Coeficiente de determinação como medida da qualidade da regressão. Intervalos de previsão. Cálculo de limiares analíticos em métodos com utilização de calibração linear.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Marques, C.P., Costa, N. , 2013 , Fundamental do Word 2013 , FCA
Marques, C.P., Costa, N. , 2013 , Fundamental do Excel 2013 , FCA
Guimarães, R.; Sarsfield Cabral, J.; , 2007 , Estatística , Mc Graw Hill
Reis, E; Andrade, R.;Calapez, T.; Melo, P , 2015 , Estatística Aplicada - Vol. 1, , Edições Sílabo
Brereton, R , 2003 , Chemometrics: Data Analysis for the Laboratory andChemical Plant , John Wiley & Sons,

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Visa-se a aquisição e a aplicação os conhecimentos previstos nos objetivos e conteúdos programáticos, através de uma metodologia ativa e interdisciplinar. O estudante deverá apreender os conceitos básicos e saber relacioná-los entre si, procedendo ainda ao seu reforço, através da aprendizagem aplicada com recursos as ferramentas disponíveis e facultadas em aula. Para atingir os objetivos e executar os conteúdos programáticos as horas de contacto da UC estão programadas da seguinte forma: Ensino teórico-prático: 64 horas. A avaliação incluirá vários momentos de avaliação aplicados às componentes teórico-prática, (p.e. frequências), qualquer dos elementos não poderá exceder a ponderação de 50%, os elementos teórico-práticos poderão ser recuperados em recurso.