Disciplina: Programação Orientada por Objetos
Área Científica:
Ciências Informáticas
HORAS CONTACTO:
80 Horas
NÚMERO DE ECTS:
6 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
                                         1 - Identificar as diferenças entre uma linguagem estruturada e uma linguagem orientada por objetos.
 2 - Adquirir a noção de objetos e sua classificação.
 3 - Adquirir as noções de classe, tipo, métodos, comportamentos e instâncias.
 4 - Representar esquematicamente uma classe.
 5 - Compreender o conceito de encapsulamento de dados.
 6 - Definir relações entre objetos.
 7 - Conhecer o conceito de herança e de polimorfismo.
 8 - Representar esquematicamente diagramas de classes.
                                    
Conteúdos / Programa:
 1 - Caraterísticas da programação orientada por objetos.
 2 - Conceito de classe, atributos, métodos e eventos.
 3 - Conceito de objeto.
 4 - Conceito de encapsulamento.
 5 - Conceito de visibilidade de classes, métodos e atributos.
 6 - Diagramas de classe.
 7 - Herança e polimorfismo.
 8 - Redefinição de métodos, redefinição de comportamento.
 9 - Diagramas de classe.
 10 - Desenvolvimento de Projeto Web e/ou dispositivos móveis.
Bibliografia / Fontes de Informação:
                                         B. W. Kernighan e D. M. Ritchie , 1988 , The C Programming Language , Prentice Hall
 Damas, L. , 1999 , Linguagem C , Editora FCA
 Stroustroup, B. , 2000 , The C++ Programming Language, Special Edition , Addison-Wesley
 Wirth, N. , 1986 , Algorithms and Data Structures , Prentice-Hall
 Sedgewick, R. , 1998 , Algorithms in C , Addison-Wesley
 Sedgewick, R. , 2002 , Algorithms in  C , Addison-Wesley
                                    
Métodos e Critérios de Avaliação:
                                        Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
De acordo com o previsto para os Cursos Técnicos Superiores Profissionais.