Disciplina: Estágio

Área Científica:

Ciências Informáticas

HORAS CONTACTO:

768 Horas

NÚMERO DE ECTS:

30 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Os objetivos desta unidade curricular são, basicamente, pôr em prática os conhecimentos adquiridos nas várias unidades de formação que fazem parte do plano de curso. O objetivo do curso é formar um Técnico Superior em Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação; o objectivo do estágio é aplicar, em contexto de trabalho, os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos nas aulas. O Técnico Superior em Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação é o profissional que, de forma autónoma ou sob orientação/integrado numa equipa, é capaz de planear, implementar e manter aplicações informáticas para uma organização, com capacidade de responder aos desafios colocados em ambientes de trabalho competitivos, nomeadamente no acompanhamento da evolução tecnológica, bem como dar resposta aos desafios emergentes dos pontos de vista comercial, organizativo e social .

Conteúdos / Programa:

1 - Construir aplicações informáticas e outros sistemas de informação.
2 - Conceber e manusear uma base de dados tendo em vista a resolução de problemas de negócio ou outros e de suporte aos respetivos sistemas de informação.
3 - Implementar sistemas de informação baseados em tecnologias Web, através da utilização de sistemas de computação clássicos e de dispositivos móveis.
4 - Configurar e gerir aplicações de sistemas de informação nas organizações.
5 - Criar especificações de software com recurso às principais metodologias e técnicas de desenvolvimento de software.
6 - Produzir software de qualidade, bem organizado e obedecendo a um certo número de convenções.
7 - Desenhar e implementar interfaces intuitivas e de fácil utilização, respeitando padrões de utilização e acessibilidade.
8 - Gerir, manter e monitorizar sistemas, redes, servidores e serviços.
9 - Consultar e produzir documentação em português e inglês.

Bibliografia / Fontes de Informação:

a indicar sob orientação do docente , Os livros, manuais a consultar dependem de cada projeto de estágio específico, sendo indicados caso a caso ,

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
As metodologias utilizadas envolvem a: realização de tarefas práticas ou aplicadas; experi-mentação e desenvolvimento de soluções para problemas específicos; pesquisa e análise de conteúdos bibliográficos relacionados, e elaboração do relatório final. O desempenho do estagiário é avaliado pelo orientador, após auscultação do tutor, de acordo com os seguintes critérios: a) assiduidade; b) observação das normas e regras da entidade de acolhimento; c) empenho na execução das tarefas atribuídas; d) execução do plano de estágio definido; e) capacidades e aptidões demonstradas na implementação do plano e execução das tarefas; f) capacidade para mobilizar conhecimentos e aptidões adquiridos; g) qualidade do relatório; h) fundamentação teórica das atividades; i) discussão dos conteúdos do relatório. O estagiário será avaliado nas componentes: prática, 50% do peso da nota final (25% definidas pelo tutor e 25% pelo orientador); relatório e apresentação, 50% do peso na nota final.