Disciplina: Andebol IV

Área Científica:

Desporto

HORAS CONTACTO:

76 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

Pretende-se que no final dos estudos o aluno (formando) seja capaz de: a) Percecionar os diferentes momentos de jogo e conhecer as acções técnicas e táticas, conseguindo distinguir as individuais, das de grupo e coletivas, de forma a poder planear as sessões de treino; b) Compreender as ações táticas e técnicas do jogo no sentido de ser capaz de criar situações em treino que estimulem a aprendizagem desses meios tático-técnicos individuais e de grupo. Ajudando os praticantes a compreender o jogo para melhor tomada de decisão; c) Compreender o porque das ações fundamentais do jogo de ataque e defesa d) Entender quais os factores críticos de execução das diferentes técnicas, de ataque e defesa, de forma a poder exemplificar e corrigir nas sessões de treino, nomeadamente durante o processo de formação; e) Identificar os postos específicos no ataque e na defesa e as suas especificidades; f) Alcançar as razões porque a progressão da performance desportiva não é linear: que existem momentos de diferentes velocidades de aprendizagem, ligados ao desenvolvimento e maturação dos jovens praticantes. a. Entender a formação desportiva como um processo a longo prazo em que se apresentam janelas de oportunidade para desenvolvimento de determinado fator (físico-motor, técnico ou tático) de acordo com o momento de maturação e desenvolvimento do praticante que devem ser considerados no planeamento desportivo. b. Perceber que a literacia motora é importante para o desenvolvimento do potencial do praticante, portanto a prática deve ser, o quanto mais possível, multilateral (dentro da modalidade) e multidesportiva nos anos iniciais da participação, pelo que é de evitar a especialização precoce. g) Conhecer as etapas da preparação desportiva a longo prazo de acordo com o projeto LTAD, aplicando-o ao andebol. h) Compreender a importância do treinador de formação para o praticante, procurando assim atuar de acordo com a responsabilidade. i) Poder colaborar no projecto da modalidade para a inclusão: através do andebol em cadeira de rodas.

Conteúdos / Programa:

1. Princípios de Jogo nas Transições

2. Tática Coletiva Ofensiva

3. Princípios gerais do jogo ofensivo

4. Sistemas defensivos

5. As transformações entre sistemas

6. Os sistemas ofensivos contra defesas abertas

7.  Os sistemas ofensivos contra defesas fechadas

8. Os sistemas ofensivos contra defesas mistas

9. Os sistemas ofensivos contra defesas individuais

10. Situações especiais

11. Tática Coletiva Defensiva

11.1 Sistemas Defensivos

 

Bibliografia / Fontes de Informação:

BIBLIOGRAFIA E RECURSOS DIDÁTICOS:

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Adelino, J., Vieira, J. & Coelho, O. (2006). Programa Jovens no Desporto ? Um Podium Para Todos. Lisboa: Instituto do Desporto de Portugal (IDP).

Alonso, E. (1998). Notas del curso de Balonmano. Barcelona: INEF

Balyi, I., Cardinal, C., Higgs, C., Norris, S., Way, R., Robertson, S. e Hamilton, A. (2010). Long-Term Athlete Development - Canadian Sport for Life. Robertson, S. e Hamilton, A. (edts):  Canadian Sport Centres. Vancouver (2010).

Bailey, R., Collins, D., Ford, P., MacNamara, A., Toms, M. & Pearce, G. (2010). Participant Development in Sport: An Academic Review. UK: Abi Masha, Coachwise Ltd. [Versão eletrónica] Recuperado de http://www.sportni.net/NR/rdonlyres/991FF96E-C6DB-4700-A900-F4DF2732E81A/0/ParticipantDevelopmentinSport.pdf

Estriga, L (2019). Team Handball: Teaching And Learning Step-By-Step: An Instructional Guide. Editora : Agência Nacional. ISBN-10: 9892094654, ISBN-13: 978-9892094656

Santos, L., Guimarães, M. Sá, P. e Leite, P, (2015). Manual do Treinador - Grau III. Federação de Andebol de Portugal. (Versão eletrónica recuperado em 18/02/2021 de https://portal.fpa.pt/wp-content/uploads/2019/05/Manual-Andebol-Grau-3.pdf

Garcia,J.(2002). Balonmano. Táctica Grupal Defensiva. Concepto,estructura y metodología. Grupo Editorial Universitário

Prudente, João (2013). Andebol. In Garganta, Júlio; Prudente, João e Anguera, Teresa (Org.). Avaliação da Performance em Jogos Desportivo Colectivos. Variáveis e indicadores táctico-técnicos utilizados em estudos observacionais de Andebol, Basquetebol, Futebol, Pólo Aquático e Voleibol, pp. 11-77. Porto; FADE-UPorto. ISBN:978-972-8687-56-4

Sousa, D.; Prudente,J.; Sequeira, P. (2013). Analysis of 2 vs 2 in organized attack in Handball in a situation of numerical equality 6 vs 6 in 2011 World Womens Championship. (pp.278-282) 2nd EHF Scientific Conference- Women and Handball. Scientific and Practical Approaches. Viena. 22-23 Novembro de 2013

Métodos e Critérios de Avaliação:

Os conteúdos programáticos são abordados em sessões teórico-práticas e prática laboratoriais, com possibilidade de intervenção e esclarecimento de dúvidas aos alunos.

A avaliação contempla: Leituras suplementares e apresentações de sínteses (10%); Um (ou 2) teste de avaliação de conhecimentos (40%); Avaliação da capacidade de observação e gestão, que inclui um (ou mais) trabalho de grupo, observações e respetivos relatórios (25%) ; Uma Avaliação prática (25%). A abordagem dos conteúdos programáticos, através das aulas teórico-práticas, solicita a aquisição de conhecimentos específicos de domínio do jogo desportivo, bem como a reflexão crítica sobre as diferentes perspetivas relacionados com este desporto. 

Corpo Docente:

Docente