Disciplina: Andebol IV
Área Científica:
Desporto
HORAS CONTACTO:
76 Horas
NÚMERO DE ECTS:
6 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
Pretende-se que no final dos estudos o aluno (formando) seja capaz de: a) Percecionar os diferentes momentos de jogo e conhecer as acções técnicas e táticas, conseguindo distinguir as individuais, das de grupo e coletivas, de forma a poder planear as sessões de treino; b) Compreender as ações táticas e técnicas do jogo no sentido de ser capaz de criar situações em treino que estimulem a aprendizagem desses meios tático-técnicos individuais e de grupo. Ajudando os praticantes a compreender o jogo para melhor tomada de decisão; c) Compreender o porque das ações fundamentais do jogo de ataque e defesa d) Entender quais os factores críticos de execução das diferentes técnicas, de ataque e defesa, de forma a poder exemplificar e corrigir nas sessões de treino, nomeadamente durante o processo de formação; e) Identificar os postos específicos no ataque e na defesa e as suas especificidades; f) Alcançar as razões porque a progressão da performance desportiva não é linear: que existem momentos de diferentes velocidades de aprendizagem, ligados ao desenvolvimento e maturação dos jovens praticantes. a. Entender a formação desportiva como um processo a longo prazo em que se apresentam janelas de oportunidade para desenvolvimento de determinado fator (físico-motor, técnico ou tático) de acordo com o momento de maturação e desenvolvimento do praticante que devem ser considerados no planeamento desportivo. b. Perceber que a literacia motora é importante para o desenvolvimento do potencial do praticante, portanto a prática deve ser, o quanto mais possível, multilateral (dentro da modalidade) e multidesportiva nos anos iniciais da participação, pelo que é de evitar a especialização precoce. g) Conhecer as etapas da preparação desportiva a longo prazo de acordo com o projeto LTAD, aplicando-o ao andebol. h) Compreender a importância do treinador de formação para o praticante, procurando assim atuar de acordo com a responsabilidade. i) Poder colaborar no projecto da modalidade para a inclusão: através do andebol em cadeira de rodas.
Conteúdos / Programa:
1. Princípios de Jogo nas Transições
2. Tática Coletiva Ofensiva
3. Princípios gerais do jogo ofensivo
4. Sistemas defensivos
5. As transformações entre sistemas
6. Os sistemas ofensivos contra defesas abertas
7. Os sistemas ofensivos contra defesas fechadas
8. Os sistemas ofensivos contra defesas mistas
9. Os sistemas ofensivos contra defesas individuais
10. Situações especiais
11. Tática Coletiva Defensiva
11.1 Sistemas Defensivos
Bibliografia / Fontes de Informação:
BIBLIOGRAFIA E RECURSOS DIDÁTICOS:
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Balyi, I., Cardinal, C., Higgs, C., Norris, S., Way, R., Robertson, S. e Hamilton, A. (2010). Long-Term Athlete Development - Canadian Sport for Life. Robertson, S. e Hamilton, A. (edts): Canadian Sport Centres. Vancouver (2010).
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Santos, L., Guimarães, M. Sá, P. e Leite, P, (2015). Manual do Treinador - Grau III. Federação de Andebol de Portugal. (Versão eletrónica recuperado em 18/02/2021 de https://portal.fpa.pt/wp-content/uploads/2019/05/Manual-Andebol-Grau-3.pdf
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Métodos e Critérios de Avaliação:
Os conteúdos programáticos são abordados em sessões teórico-práticas e prática laboratoriais, com possibilidade de intervenção e esclarecimento de dúvidas aos alunos.