Disciplina: Basquetebol I
Área Científica:
Desporto
HORAS CONTACTO:
76 Horas
NÚMERO DE ECTS:
6 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
Conhecer as diferentes fases da história do basquetebol, assim como os principais órgãos e regulamentos da modalidade;
Proporcionar aos alunos uma visão global do basquetebol;
Consolidar o conhecimento das diversas fases do jogo de basquetebol, dos seus objetivos, da terminologia e simbologia do basquetebol;
Proporcionar aos alunos a vivência de situações de treino e de jogo, de forma a atingirem uma competência mínima, no que se refere à motricidade específica do basquetebol.
Fomentar nos alunos a capacidade de concretizarem, na função de treinador de Minibasquete, de Sub-14 e Sub-16 masculinos e femininos, um conjunto de experiências mais específicas e especializadas, que deem conteúdo prático a uma adequada preparação dos atletas e equipas;
Proporcionar aos alunos a vivência de situações de treino e de jogo de forma regular, na função de treinador principal ou adjunto de uma equipa de Minibasquete, de Sub-14 e Sub-16 masculinos e femininos, em provas oficiais da modalidade;
Fomentar nos alunos a capacidade de concretizarem, na função de juiz (árbitro e/ou oficial de mesa), nos jogos de Minibasquete e Sub-14, um conjunto de experiências mais específicas e especializadas, que deem conteúdo prático a uma adequada preparação dos próprios e dos atletas e equipas;
Proporcionar aos alunos a vivência de situações de treino e de jogo de forma regular, na função de juiz (árbitro e/ou oficial de mesa) na competição de Minibasquete e/ou Sub-14, em provas oficiais da modalidade;
Consolidar os aspetos técnicos e táticos Ofensivos no basquetebol;
Revelar capacidade de iniciativa e de inovação quer no treino quer no jogo;
Assumir disponibilidade e motivação para o trabalho em equipa, privilegiando a partilha da informação e comportamentos de solidariedade e de entreajuda;
Utilizar as tecnologias de informação e uma comunicação eficaz na aplicação dos conhecimentos do basquetebol;
Planear e gerir o processo de treino desportivo no basquetebol;
Avaliar, planear e organizar sessões de treino e de competição para diferentes grupos no basquetebol;
Desenvolver a capacidade de autonomia e o sentido de responsabilidade social na orientação do processo de treino e de jogo.
Conteúdos / Programa:
1 | ORGANIZAÇÃO GERAL DAS AULAS - ESTRUTURAÇAO DOS CONTEÚDOS + AVALIAÇÃO | |
2 | HISTÓRIA E REGULAMENTOS DO BASQUETEBOL | |
3 | TREINADOR COMO PARTE DE UM SISTEMA / ÓRGÃOS DA MODALIDADE E SUA INTERAÇÃO | |
4 | CONCEITOS E INSTRUMENTOS DE TRABALHO E TERMINOLOGIA E SIMBOLOGIA ESPECÍFICA DA MODALIDADE | |
5 | REFERÊNCIAS DO CAMPO | |
6 | SABER TREINAR | |
7 | A INTERVENÇÃO DO TREINADOR | |
8 | COMO INICIAR O ENSINO DO JOGO | |
9 | FASES DO JOGO DE BASQUETEBOL E OS SEUS OBJETIVOS | |
10 | MINIBASQUETE | |
10.1 | Objetivos de aprendizagem e aperfeiçoamento | |
10.2 | O desenvolvimento de alguns conteúdos | |
10.3 | Seleção e construção dos exercícios | |
10.4 | Ensinar a jogar | |
10.5 | Diferenças entre Mini8, Mini10 e Mini12 | |
10.6 | Qual o trabalho mais importante no Minibasquete? | |
10.7 | Transições no jogo de Minibasquete | |
10.8 | Jogo com conceitos e regras de aprendizagem | |
10.9 | Quadro orientador da aprendizagem | |
11 | DESENVOLVIMENTO DAS CAPACIDADES ESPECÍFICAS DO BASQUETEBOL | |
12 | DOSSIÊ DO TREINADOR | |
13 | PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CONTEXTO DE TREINO E JOGO | |
14 | TÉCNICA INDIVIDUAL OFENSIVA | |
14.1 | O Drible | |
14.2 | Passe, Desmarcação e Receção | |
14.3 | O Lançamento | |
14.4 | Aperfeiçoamento da Técnica Individual Ofensiva | |
15 | TÉCNICA INDIVIDUAL DEFENSIVA | |
16 | TÁTICA INDIVIDUAL OFENSIVA (UM CONTRA UM) | |
16.1 | Um-contra-um em todo o campo - atacante em progressão, em drible, após receção e em áreas próximas do cesto | |
16.2 | Intervenção e direção de exercícios de 1x1 | |
17 | TÁTICA INDIVIDUAL DEFENSIVA | |
17.1 | Defesa dos cortes e dos aclaramentos do jogador sem bola do lado da bola ? Sobremarcação | |
18 | TÁTICA COLECTIVA OFENSIVA | |
18.1 | Contra-Ataque - Princípios técnico-táticos do Contra-Ataque | |
18.2 | O Ensino do Ataque | |
18.3 | Propostas de organização do ataque de posição Simétrico e Assimétrico | |
18.4 | Exercícios e situações de jogo | |
18.5 | Intervenção e direção do jogo | |
19 | TÁTICA COLETIVA DEFENSIVA | |
20 | DIREÇÃO DE EXERCÍCIO E DO JOGO | |
21 | CONTEÚDOS DA ARBITRAGEM | |
22 | AVALIAÇÃO |
Bibliografia / Fontes de Informação:
Métodos e Critérios de Avaliação:
Observações:
a) A avaliação de cada um destes itens far-se-á na escala de 0 a 20 valores.
b) A avaliação final determina-se aplicando a seguinte fórmula:
((4xA)+(2xB)+C+D):8
A - Nota da Avaliação do Teste Prático; B - Nota do Curso de Arbitragem; C - Nota da Frequência; D - Nota da Avaliação Contínua