Disciplina: Basquetebol I

Área Científica:

Desporto

HORAS CONTACTO:

76 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

Conhecer as diferentes fases da história do basquetebol, assim como os principais órgãos e regulamentos da modalidade;

Proporcionar aos alunos uma visão global do basquetebol;

Consolidar o conhecimento das diversas fases do jogo de basquetebol, dos seus objetivos, da terminologia e simbologia do basquetebol;

Proporcionar aos alunos a vivência de situações de treino e de jogo, de forma a atingirem uma competência mínima, no que se refere à motricidade específica do basquetebol.

Fomentar nos alunos a capacidade de concretizarem, na função de treinador de Minibasquete, de Sub-14 e Sub-16 masculinos e femininos, um conjunto de experiências mais específicas e especializadas, que deem conteúdo prático a uma adequada preparação dos atletas e equipas;

Proporcionar aos alunos a vivência de situações de treino e de jogo de forma regular, na função de treinador principal ou adjunto de uma equipa de Minibasquete, de Sub-14 e Sub-16 masculinos e femininos, em provas oficiais da modalidade;

Fomentar nos alunos a capacidade de concretizarem, na função de juiz (árbitro e/ou oficial de mesa), nos jogos de Minibasquete e Sub-14, um conjunto de experiências mais específicas e especializadas, que deem conteúdo prático a uma adequada preparação dos próprios e dos atletas e equipas;

Proporcionar aos alunos a vivência de situações de treino e de jogo de forma regular, na função de juiz (árbitro e/ou oficial de mesa) na competição de Minibasquete e/ou Sub-14, em provas oficiais da modalidade;

Consolidar os aspetos técnicos e táticos Ofensivos no basquetebol;

Revelar capacidade de iniciativa e de inovação quer no treino quer no jogo;

Assumir disponibilidade e motivação para o trabalho em equipa, privilegiando a partilha da informação e comportamentos de solidariedade e de entreajuda;

Utilizar as tecnologias de informação e uma comunicação eficaz na aplicação dos conhecimentos do basquetebol;

Planear e gerir o processo de treino desportivo no basquetebol;

Avaliar, planear e organizar sessões de treino e de competição para diferentes grupos no basquetebol;

Desenvolver a capacidade de autonomia e o sentido de responsabilidade social na orientação do processo de treino e de jogo. 

Conteúdos / Programa:

1 ORGANIZAÇÃO GERAL DAS AULAS - ESTRUTURAÇAO DOS CONTEÚDOS + AVALIAÇÃO
2 HISTÓRIA E REGULAMENTOS DO BASQUETEBOL  
3 TREINADOR COMO PARTE DE UM SISTEMA / ÓRGÃOS DA MODALIDADE E SUA INTERAÇÃO
4 CONCEITOS E INSTRUMENTOS DE TRABALHO E TERMINOLOGIA E SIMBOLOGIA ESPECÍFICA DA MODALIDADE
5 REFERÊNCIAS DO CAMPO
6 SABER TREINAR
7 A INTERVENÇÃO DO TREINADOR
8 COMO INICIAR O ENSINO DO JOGO
9 FASES DO JOGO DE BASQUETEBOL E OS SEUS OBJETIVOS
10 MINIBASQUETE 
  10.1 Objetivos de aprendizagem e aperfeiçoamento
  10.2 O desenvolvimento de alguns conteúdos
  10.3 Seleção e construção dos exercícios
  10.4 Ensinar a jogar
  10.5 Diferenças entre Mini8, Mini10 e Mini12
  10.6 Qual o trabalho mais importante no Minibasquete?
  10.7 Transições no jogo de Minibasquete
  10.8 Jogo com conceitos e regras de aprendizagem
  10.9 Quadro orientador da aprendizagem
11 DESENVOLVIMENTO DAS CAPACIDADES ESPECÍFICAS DO BASQUETEBOL
12 DOSSIÊ DO TREINADOR
13 PRÁTICA PEDAGÓGICA EM CONTEXTO DE TREINO E JOGO
14 TÉCNICA INDIVIDUAL OFENSIVA 
  14.1 O Drible
  14.2 Passe, Desmarcação e Receção
  14.3 O Lançamento
  14.4 Aperfeiçoamento da Técnica Individual Ofensiva
15 TÉCNICA INDIVIDUAL DEFENSIVA
16 TÁTICA INDIVIDUAL OFENSIVA (UM CONTRA UM)
  16.1 Um-contra-um em todo o campo - atacante em progressão, em drible, após receção e em áreas próximas do cesto
  16.2 Intervenção e direção de exercícios de 1x1
17 TÁTICA INDIVIDUAL DEFENSIVA 
  17.1 Defesa dos cortes e dos aclaramentos do jogador sem bola do lado da bola ? Sobremarcação
18 TÁTICA COLECTIVA OFENSIVA
  18.1 Contra-Ataque - Princípios técnico-táticos do Contra-Ataque
  18.2 O Ensino do Ataque
  18.3 Propostas de organização do ataque de posição Simétrico e Assimétrico
  18.4 Exercícios e situações de jogo
  18.5 Intervenção e direção do jogo
19 TÁTICA COLETIVA DEFENSIVA
20 DIREÇÃO DE EXERCÍCIO E DO JOGO
21 CONTEÚDOS DA ARBITRAGEM
22  AVALIAÇÃO

 

 

 

Bibliografia / Fontes de Informação:

Métodos e Critérios de Avaliação:

1)Avaliação do Teste Prático (cerca de 10 minutos de intervenção, no terreno, sobre um dos temas da técnica e/ou tática, cujo tema será sorteado ? 75% + Tema desenvolvido por escrito ? 25%) - vale 50% da nota final - Do total da nota: vale 10 Valores;
 
2)Avaliação do Curso de Arbitragem (Teste Teórico - 25% + Avaliação Prática - 75%) - vale 25% da nota final ? Do total da nota: vale 2,5 Valores;
 
3)Avaliação da Frequência - vale 12,5% da nota final (nota mínima obrigatória de 9,5 valores) - do total da nota: vale 2,5 Valores;
 
4)Avaliação Contínua do desempenho de cada aluno ao longo das aulas (Assiduidade - 50% + avaliação prática em situação de 3x0 e 5x0 - 50% ) - vale 12,5% da nota final ? do total da nota: vale 2,5 Valores.

       Observações:

 a) A  avaliação de cada um destes itens far-se-á na escala de 0 a 20 valores.

 b)  A avaliação final determina-se aplicando a seguinte fórmula:

          ((4xA)+(2xB)+C+D):8

             A - Nota da Avaliação do Teste Prático; B - Nota do Curso de Arbitragem; C - Nota da Frequência; D - Nota da Avaliação Contínua