Disciplina: Basquetebol IV

Área Científica:

Desporto

HORAS CONTACTO:

76 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

Proporcionar aos alunos uma maior especialização no basquetebol; 

Fomentar nos alunos a capacidade de concretizarem, na função de treinador, um conjunto de experiências mais específicas e especializadas, que deem conteúdo prático a uma adequada preparação dos atletas e equipas de Sub-18 Masculinos, Sub-19 Femininos e Seniores Masculinos e Femininos em competição regional;

Proporcionar aos alunos a vivência de situações de treino e de jogo de forma regular, na função de treinador principal ou adjunto de uma equipa de Sub-18 Masculinos, Sub-19 Femininos e Seniores Masculinos e Femininos, em provas oficiais da modalidade; 

Adotar uma atitude científica e um método crítico reflexivo; 

Revelar capacidade de iniciativa e de inovação quer no treino quer no jogo;

Assumir disponibilidade e motivação para o trabalho em equipa, privilegiando a partilha da informação e comportamentos de solidariedade e de entreajuda; 

Utilizar as tecnologias de informação e uma comunicação eficaz na aplicação dos conhecimentos do basquetebol; 

Planear e gerir o processo de treino desportivo no basquetebol;

Avaliar, planear e organizar sessões de treino e de competição para diferentes grupos no basquetebol; 

Desenvolver a capacidade de autonomia e o sentido de responsabilidade social na orientação do processo de treino e de jogo.  

Conteúdos / Programa:

6     - Tática coletiva ofensiva

6.4   - Transição defesa-ataque

6.4.1      - Introdução

6.4.2      - Início

6.4.2.1 - Primeiro passe no Base

6.4.2.2 - Primeiro passe para o corredor lateral

6.4.3      - Desenvolvimento

6.4.3.1  - ?Abrir? o campo

6.4.3.2 - Avanço da bola pelo corredor central

6.4.3.3 - Avanço da bola pelo corredor lateral

6.4.4      Finalização

6.4.4.1 - Extremos (1º Contra-ataque)

6.4.4.2 - 4º jogador

6.4.4.3 - 5º jogador

6.4.4.4 - Opções de continuidade

6.4.5      - Conclusão sumária

6.4.6      - Testes de auto-avaliação ? propostas de trabalho 

6.5   Ataque contra defesas zona 

6.5.1      - Características das defesas zona

6.5.1.1 - Alteração do ritmo de jogo

6.5.1.2 - As defesas zona não podem ser ultrapassadas com soluções individuais

6.5.1.3 - As defesas zona não podem ser ultrapassadas só com lançamentos de longa distância

6.5.1.4 - Ao lançamento falhado parar o contra-ataque adversário

6.5.2      - Identificar a defesa zona

6.5.2.1 - Corte para o lado contrário da bola

6.5.2.2 - Corte e retorno à posição inicial

6.5.2.3 - Corte do lado contrário para o lado da bola

6.5.3      - Princípios de ataque contra defesas zona

6.5.3.1 - Procurar a assimetria posicional e o desequilíbrio rápido

6.5.3.2 - Divisão da zona: agressividade dos bases

6.5.3.3 - Posição e movimentação sem bola

6.5.3.4 - Cortes para os buracos da zona: alternar jogo interior / jogo exterior

6.5.3.5 - Sobrecarga de jogadores e mudança do lado da bola

6.5.3.6 - Selecionar o momento e tipo de passe

6.5.3.7 - Utilizar bloqueios diretos e indiretos

6.5.3.8 - Ressalto ofensivo

6.5.4      - Metodologia

6.5.5      - Conclusão sumária

6.5.6      - Auto-avaliação:propostas de trabalho 

6.6   - Ataque contra defesas pressionantes

6.6.1      - Objetivos

6.6.2      - Conceitos básicos ofensivos

6.6.3      - Coordenação coletiva

6.6.3.1 - Ataque com entrada do 1º passe no base

6.6.3.2 - Ataque com 2º passe no base

6.6.4      - Metodologia

6.6.5      - Conclusão sumária

6.6.6      - Auto-avaliação: propostas de trabalho 

6.7   - Reposições no meio-campo ofensivo  

7      - Tática individual defensiva

7.1   - Defesa HxH Básica 

7.1.1      - Defesa das posições

7.1.1.1 - Defesa do jogador com bola

7.1.1.1.1    - Zona de negação

7.1.1.1.2    - Zona de contenção

7.1.1.1.3    - Zona de orientação

7.1.1.2 - Defesa do jogador sem bola do lado da bola

7.1.1.2.1    - Sobremarcação

7.1.1.2.2    - Atitude dinâmica

7.1.1.3 - Defesa do jogador sem bola do lado contrário

7.1.1.3.1    - Ajuda 

7.1.1.3.2    - Atitude dinâmica e estado de prontidão

7.1.1.4 - Defesa das penetrações

7.1.1.4.1    - Ajuda laterais

7.1.1.4.2    - Ajudas verticais

7.1.1.4.3    - Ajuda e recupera

7.1.1.4.4    - Ajuda e segunda ajuda

7.1.1.4.5    - Ajuda na linha final

7.1.1.5 - Defesa dos cortes

7.1.1.5.1    - Cortes para o cesto

7.1.1.5.2    - Cortes para a bola

7.1.1.6 - Defesa da bola nos Postes

7.1.2      - Conclusão sumária

7.1.3      - Auto-avaliação: propostas de trabalho

 7.2   - Defesa dos bloqueios indiretos

7.2.1      - No lado da bola

7.2.1.1 - Passagem por cima

7.2.1.2 - Perseguir com tempo de ajuda

7.2.1.3 - Passar em terceiro

7.2.1.4 - Passar em quarto

7.2.1.5 - Troca defensiva

7.2.2      - No lado contrário à bola

7.2.2.1 - Passagem por cima

7.2.2.2 - Perseguir com tempo de ajuda

7.2.2.3 - Passar em terceiro

7.2.2.4 - Passar em quarto

7.2.2.5 - Troca defensiva

7.2.3      - Conclusão sumária

7.2.4      - Auto-avaliação: propostas de trabalho

7.3   - Defesa dos bloqueios diretos

7.3.1      - Com 2x1

7.3.2      - Com passagem por cima

7.3.3      - Com passagem em terceiro homem

7.3.4      - Com passagem em quarto homem

7.3.5      - Troca defensiva

7.3.6      - Conclusão sumária

7.3.7      - Auto-avaliação: propostas de trabalho

8      - Tática coletiva defensiva 

8.1   - Construção da defesa individual (HxH) 

8.1.1  - Aspetos pedagógicos

8.1.2  - Requisitos para uma boa defesa coletiva

8.1.3  - Objetivos

8.1.4  - Metodologia

8.1.4.1 - Regras defensivas

8.1.4.2 - Normas básicas

8.1.4.3 - Código ou idioma técnica

8.1.4.4 - Comunicação

8.1.5  - Conclusão sumária

8.1.6  - Auto-avaliação: propostas de trabalho

8.2   - Recuperação Defensiva 

8.2.3  - Recuperação Defensiva como uma Fase do Jogo

8.2.4  - Objetivos

8.2.5  - Prioridades táticas 

8.2.6  - Responsabilidades individuais por posições

8.2.7  - Coordenação coletiva 

8.2.8  - Metodologia

8.2.9  - Conclusão sumária

8.2.10   - Auto-avaliação: propostas de trabalho

8.3   - Defesa HxH pressionante em todo o campo 

8.3.1  - Importância do coletivismo

8.3.2  - Conceitos

8.3.2.1 - Não procuramos roubar a bola das mãos do atacante que a possui

8.3.2.2 -Obrigar a parar o drible

8.3.2.3 - Pressionar com o fator tempo

8.3.2.4 - Desviar para as áreas laterais

8.3.2.5 - Provocar uma superioridade (2x1) 

8.3.2.6 - Depois de parar o drible impedir o passe em boas condições

8.3.3  - Coordenação coletiva

8.3.3.1 - Agir sem medo de errar

8.3.3.2 - Trap (2x1)

8.3.3.3 - Rotações defensivas

8.3.3.4 - Comunicação

8.3.4   - Coordenação coletiva

8.3.4.1 -  Metodologia

8.3.4.2 - Conclusão sumária 

8.3.4.3 - Auto-avaliação: propostas de trabalho 

8.4   - Defesa Zona 

8.4.1  - Introdução às defesas tipo zona

8.4.3.1 - Regras e princípios individuais e coletivos

8.4.2   - Defesa Zona 2:3 (2:1:2)

8.4.2.1 - Posição Inicial

8.4.2.2 - Áreas de responsabilidade e tarefas individuais

8.4.2.3 - Metodologia/Processo de construção

8.4.3   - Defesa Zona 3:2 (1:2:2)

8.4.3.1 - Posição Inicial

8.4.3.2 - Áreas de responsabilidade e tarefas individuais

8.4.3.3 - Metodologia/Processo de construção

8.4.4   - Defesa Zona Press (1:2:1:1)

8.4.4.1 - Introdução

8.4.4.2 - Regras, objetivos e responsabilidade

8.4.4.3 - Metodologia/Processo de construção

8.4.5   - Conclusão sumária

8.4.6   - Testes de auto-avaliação: propostas de trabalho

9  - REGRAS 

9.1   Revisão das eventuais alterações à regra propostas pela FIBA

9.2   Interpretações oficiais às regras oficiais de Basquetebol FIBA 2010

9.3   Análise do presente e perspetivas de aplicação das regras na época seguinte

9.4   Análise dos critérios de arbitragem que mais diferenciam posições entre treinadores e jogadores. Reflexão e discussão

9.5   Restante conteúdo por definir em função das grandes temáticas em discussão na época desportiva respeitante ao curso

9.6   Auto-avaliação: propostas de trabalho

10   ESTÁGIO DO GRAU I (CONTINUAÇÃO 2º SEMESTRE)

 

Bibliografia / Fontes de Informação:

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Valente, R. (2012). Grau II Manuais de Formação Específica. Sub-Unidade: Regras. Programa Nacional de Formação de Treinadores. Lisboa: FPB/ENB.

Métodos e Critérios de Avaliação:

Teste teórico: 40%

Relatório: 40%

Avaliação contínua: 20%