Disciplina: Estágio

Área Científica:

Turismo e Lazer

HORAS CONTACTO:

840 Horas

NÚMERO DE ECTS:

30 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Permitir ao aluno a aplicação dos conhecimentos e saberes adquiridos às actividades práticas do perfil profissional;
2 - Promover a integração do aluno no mercado de trabalho, proporcionando o seu desenvolvimento académico e profissional;
3 - Permitir ao aluno, através do contacto com a realidade empresarial e as demais instituições públicas, investigar, diagnosticar e propor alternativas de solução para os problemas observados com a devida sustentação teórica;
4 - Proporcionar ao aluno orientação que lhe permita a utilização das técnicas, dos equipamentos e dos materiais que se integram nos processos de produção de bens ou prestação de serviços do perfil profissional;
5 - Proporcionar ao aluno orientação que o direccione à análise crítica e contextualizada da dinâmica da prática profissional nas instituições de acolhimento durante o estágio.

Conteúdos / Programa:

1 - Concluído o 1º ano do Curso e o 1º semestre do 2º ano do curso, os alunos realizam um Estágio em situação real de trabalho (formação em contexto de trabalho, em empresas/Instituições). Os temas enquadram-se essencialmente nas diferentes áreas do curso. O estágio compreende as seguintes fases:
1.1 - Integração, adaptação e conhecimento da empresa/Instituição.
1.2 - Integração numa equipa de trabalho
1.3 - Realização de trabalho na área de formação.
2 - Posteriormente, será realizada o relatório do estágio

Bibliografia / Fontes de Informação:

N.a. depende do estágio e da empresa , N.a. depende do estágio e da empresa ,

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
O estágio corresponde a formação em contexto de trabalho. Esta formação é orientada por um tutor na empresa/instituição e por um orientador na Universidade da Madeira. O aluno é orientado de forma a desenvolver e aplicar os conhecimentos adquiridos no curso no trabalho a desenvolver. A avaliação obedece ao "Regulamento Interno da Formação em Contexto de Trabalho dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP)". Na classificação final são ponderados os seguintes aspectos: 1- Desempenho do aluno durante o estágio, considerando o plano individual de formação previamente definido. Corresponde a 50% da classificação final, considerando a avaliação quantitativa do orientador e a avaliação qualitativa do tutor da entidade de acolhimento. 2- O relatório com ponderação de 50% da classificação final.

Regente da Disciplina:

José Manuel Abreu de Jesus