Disciplina: Economia Regional

Área Científica:

Economia

HORAS CONTACTO:

22 Horas

NÚMERO DE ECTS:

2 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Pretende-se dotar os participantes de conhecimentos teórico-empírico das temáticas do desenvolvimento regional, nomeadamente em termos das políticas de desenvolvimento regionais no contexto da ultraperiferia, que lhes permita analisar e compreender as intervenções relativas a problemas relacionados com o desenvolvimento regional e a integração da economia regional no contexto nacional e europeu;
2 - Pretende-se ainda possibilitar a resolução de alguns casos concretos, utilizando para o efeito dos métodos de análise regional, de forma a permitir o desenvolvimento da capacidade de translação de conceitos teóricos e abstratos para a complexidade da vivência diária.

Conteúdos / Programa:

1 - 1.Introdução.
2 - 2. Métodos de análise em análise regional.
3 - 3. Breve revisão dos modelos de crescimento e desenvolvimento regional e das determinantes do desenvolvimento regional.
4 - 4. Breve revisão das políticas de desenvolvimento regional em Portugal e na EU.
5 - 5. Sinopse da economia madeirense.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Costa, J., Nijkamp, P., , 2011 , Compendio de Economia Regional , Editora Principia
Philip McCann , 2015 , Modern and regional economics , Oxford University Press,

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Os conteúdos programáticos são abordados em sessões teóricas (onde se oferece e discute os princípios teóricos do programa) e teórico-práticas (onde o aluno é convidado a experimentar as ferramenta s, métodos e conceitos), sendo os alunos convidados para esclarecer dúvidas. Para avaliar o domínio dos conhe cimentos são realizados dois trabalhos escritos (50%x2), com nota mínima de 6. Os alunos são fortemente ince ntivados a desenvolver trabalho de investigação e documentação adicional através de sugestões de leitura. É incentivada a participação/envolvimento dos alunos nas aulas teórico-práticas através da resolução de questões visando a aplicação dos conceitos e o desenvolvimento de competências analíticas. Todos os tópicos do pro grama são com o auxilio de casos práticos (legislação, políticas de desenvolvimento regional, notas de imprensa).