Disciplina: Geoestratégia e Relações Internacionais

Área Científica:

Política

HORAS CONTACTO:

20 Horas

NÚMERO DE ECTS:

2 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - O estudante deverá desenvolver uma perspetiva genérica sobre as relações internacionais, a geoestratégia, a geopolítica e e geoeconomia.
2 - No plano das relações internacionais teremos a oportunidade de tratar de caracterizar as escolas realista e liberal
3 - Posteriormente trataremos de desenvolver, de forma sucinta, algumas das abordagem contemporâneas das relações internacionais
4 - No plano da geoestratégia trataremos de elaborar sobre a evolução do pensamento sobre este tema; a "grand strategy" dos EUA e ainda uma abordagem necessariamente sumária à violência politica em geral e ao terrorismo em particular.
5 - No domínio da geopolítica abordaremos sumariamente as diversas escolas de pensamento geopolítico. Para além da abordagem clássica trataremos das abordagens neoclássica e crítica.
6 - Por último, no plano da geoeconomia, para além do conceito identificaremos as distintas formas de guerra e inteligência económica e ainda os diferentes atores na guerra económica.

Conteúdos / Programa:

1 - 1 Introdução às Relações Internacionais 1.1. Abordagem Liberal 1.2 Abordagem Realista 1.3 Abordagens Contemporânea
2 - 2. Geoestratégia 2.1 Evolução do conceito de estratégia 2.2 "Grand Strategy" Americana 2.3 Violência Politica
3 - 3. Geopolítica 3.1 Diversas Escolas de Pensamento Geopolítico (Incluindo a abordagem crítica)
4 - 4. Geoeconomia 4.1 Formas de guerra económica, inteligência económica e atores

Bibliografia / Fontes de Informação:

Scott Burchill et al , Theories of International Relations, 3rd ed, , Palgrave
Chris Brown & Kisten Ainley , Understanding International Relations, 4th ed , Palgrave Macmillan
David Criekmans (ed. , Geopolitics and International Relations - Grounding World Politics Anew, , Brill Nijhoff
Èric Delbecque & Christian Harbulot , Guerre Economique , PUF
Christian Harbulot (ed.) , Manuel d' Intelligence Economique , PUF
Beatrice Heuser , he evolution of strategy. Thinging war from antiquity to the presen , Cambridge University Pres
John Lewis Gaddis , A grande estratégia , D Quixote
Lawrence Freedman , Strategy: A history, , Oxford University Pres
Thomas Mahnken (ed.) & Joseph Maiolo (ed) , Strategic Studies: A Reader, 2nd ed , Routeledge

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A unidade curricular é composta por um conjunto de aulas teóricas (AT) e de aulas teórico-práticas (ATP). Nas primeiras (AT), a plataforma teórica da unidade curricular é exposta e discutida pelo professor (com a participação ativa dos alunos), enquanto nas segundas (ATP) são discutidos casos concretos. A componente teórico-prática visa propiciar aos alunos um ambiente de reflexão e de contacto com diferentes casos concretos.