Disciplina: Campanhas Publicitárias Online
Área Científica:
Comunicação
HORAS CONTACTO:
20 Horas
NÚMERO DE ECTS:
2 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Compreender os conceitos básicos de campanhas publicitárias online e como estas se diferenciam no meio digital.
2 - Desenvolver competências para planear, executar e acompanhar campanhas publicitárias em plataformas digitais.
3 - Analisar resultados e métricas das campanhas.
4 - Utilizar estratégias de segmentação, personalização e narrativa na criação de campanhas digitais.
Conteúdos / Programa:
1 - Introdução às campanhas publicitárias online: definição, características e impacto na comunicação digital.
2 - Estratégias para o planeamento de campanhas digitais.
3 - Principais ferramentas publicitárias online: Google Ads e Meta Ads.
4 - Criação de conteúdos: tipos de anúncios e boas práticas na produção de materiais publicitários.
5 - Monitorização e análise de resultados.
Bibliografia / Fontes de Informação:
Brierley, S. , Brierley, S. The advertising handbook, London, New York : Routledge, 2000 [Biblioteca UMa] ,
Chaffey, D. & Ellis-Chadwick, F. , 2019 , Digital Marketing: Strategy, Implementation and Practice (7th Ed.) , Pearson Education Limited
Andrews M., Van Baaren R., Van Leeuwen, M. , 2016 , Persuasão na Publicidade , Editora Gustavo Gili, Brasil
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
O ensino integra aulas expositivas e participativas, análise de casos reais e sessões práticas focadas no uso de plataformas e na criação de anúncios. A avaliação inclui uma prova oral (50%), destinada à análise e proposta de melhoria de uma campanha digital real, e um trabalho prático (50%), direcionado à criação de uma campanha publicitária online.